domingo, 13 de junho de 2010

Sanchi, portal sul, extremidade oeste



Frente do portão sul – extremidade oeste. Clique na imagem para vê-la ampliada.
Lintel do meio - “Um personagem real ou divino, montado no pescoço de um elefante, com a ponta do chicote de elefante ( ankusa, o punho do qual ele segura com ambas as mãos ) descansando na cabeça do animal, caminhando através de um lago de lótus. Atrás dele sua rainha abana um leque com a mão direita e parece estar estendendo a esquerda para outra mulher ajudando-a a subir também no animal, que está ocupado afastando os lótus com a tromba. No canto esquerdo uma única mangueira representa todas as árvores do jardim agradável. No fundo, no terraço do palácio, mais duas mulheres da corte estão olhando estas brincadeiras n'água ( jala-krida ).” Reparem na continuação do lintel do meio do post anterior, os Nagas, casais, dentro d'água e saindo dela. Sendo os elefantes Nagas também e estando dentro d'água, as cenas parecem ter relação.
Cubo de cima ( entre os lintéis) – A árvore é uma bignonia e representa o Sambodhi de
Vipasyn um dos Manushi Buddhas e daí a Iluminação de Buddha mesmo.
Cubo de baixo - “O stupa do Parinirvana mostrado aqui tem a peculiaridade de sua
harnika, adornada usualmente com merlões ( intervalo dentado nas ameias de uma fortaleza ), estar acima com parassóis nos quatro cantos e com um quinto mais largo no centro.”
Falsos-capitais - “Os falsos-capitais de cima e do meio estão decorados com dois cavalos sentados, de costas um para o outro. Notar nos arreios as cabeçadas ricamente emplumadas e as barrigueiras enfeitadas com discos. O cavalo que olha para a esquerda é, em ambos os casos, cavalgado por um rei ( notar o turbante ), acompanhado no cavalo da direita pelo vice-rei acima e pela rainha abaixo. No falso-capital de baixo, os cervos substitutos dos cavalos estão arreados mais simplesmente mas ainda sõa cavalgados pelo rei (na frente) e pelo seu upa-raja (vice-rei).” sir John Marshall

Nenhum comentário: