quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sanchi , portal sul


Sanchi, portal sul, clique na imagem para vê-la ampliada.

Lintel de cima – “No centro Maya, mão esquerda no quadril e uma lótus na direita, em pé numa lótus entre dois Nagas ( Elefantes ) do mesmo modo suportados por lótus abertas em flores, nos oferece uma forma avançada da representação da Natividade. A superfície toda do lintel estácoberta de caules, folhas, brotos e flores de lótus no meio das quais um par de gansos Indianos em cada lado.” Não podemos deixar de comentar que cada ganso olha para um lado e portanto são os famosos dois pássaros dos Upanishads.

Lintel do meio – Das relíquias de Buddha uma parte ficou em posse da tribo Naga (serpentes). “O imperador Asoka faz uma peregrinação piedosa para conquistá-la o que o traz para diante do stupa de Ramagrama onde a encontra, como vemos esculpido, sendo adorada, venerada, por toda a tribo das Nagas-serpentes, que ofereceu uma cortês mais implacável resistência à empreeitada arqueológica imperial. A lenda diz mesmo que eles levaram Aśoka para sua morada subterrânea permitindo-lhe testemunhar as honras com as quais cercavam as relíquias de Buddha ; e o imperador supõe-se concordou que a pompa desta veneração vencia qualquer competição com a humana. Não vemos tudo isto aqui ; mas pelo menos nosso artista mostra, do modo mais claro, as duas tropas rivais distintas convincentemente em cada lado do stupa que é obviamente o interesse deles.”
“Notar :- a) no centro, o estilo do stupa obviamente semelhante ao Stupa 1 de Sanchi. b) à direita, as características das insígnias reais ( turbante, ânfora, abanador; falta o parassol ), a carruagem real e a procissão.Além do bando, o séquito inclui as quatro armas, infantaria, cavalaria, elefantes e carros. c) à esquerda, os quatro Nagas e suas famílias chegam trazendo oferendas rituaisnas mãos, em ânforas ou pratos. O naga masculino apresenta cinco-cabeças cristas, enquanto suas esposas contentam-se com uma cabeça crista ; o mesmo com o empregado (?) inclinado, curvado, na esquerda na frente do stupa ; mas atrás dele um jovem menino – sem dúvida o herdeiro presumido do raja-Naga a quem precede – já tem crista tripla. Dois dos Nagas e suas Nagis ainda estão imersos até a cintura no lago de lótus que é o lar deles, enquanto dois outros com suas ajudantes femininas são vistos inteiros na margem. Por último, o mais próximo do stupa é o rei da tribo (note seu turbante especial ) e o outro em pé em um nível levemente mais baixo, seu vice(rei) ou upa-raja. Isto ajuda a indentificar o grande personagem que segue Asoka na outra extremidade do lintel e cuja estatura e elefante, e as duas bandeiras que o rodeiam, o colocam quase em igualdade de posição com o imperador. Este deve ser também o upa-raja dele e consequentemente a segunda pessoa no império.” John Marshall

Lintel de baixo – Estas criaturas, duendes, yakshas, barrigudos, com cabeça grande e pernas curtas, que fazem brotar da boca e do umbigo a vegetação, que carregam guirlandas e grinaldas, são o espírito mesmo da natureza (afinal estão embaixo) que a tudo dão origem. Como nos Jatakas de Buddha Árvore, em que Buddha é o espírito que habita uma Árvore : se no sexto dia foi criado o ser humano, no terceiro foi criada a vegetação, completa em sua existência.

Nenhum comentário: