quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sanchi, jataka 407, pilar do portal oeste



Sanchi – ilustração do Jataka 407 nos pilares do portal oeste. Clique na imagem para vê-la ampliada.
Lá em cima no pilar da esquerda vemos Buddha Macaco atravessado entre as margens do rio Ganges conforme o Jataka 407 e depois ele embaixo d'árvore conversando e pregando ao rei : as pessoas na frente são o séquito real que a tudo contempla. Em cima à direita do outro lado do rio um arqueiro parece pronto a atirar nos macacos.
Nos outros dois quadros de baixo a cena parece a mesma, qual seja, da visita dos deuses Brahma, Indra, os guardiães dos quatro cantos, e outros, à Buddha representado pelo trono e pela árvore. Os guardiães são os anjos com asas, Dhataratha, Virulhaka, Virupakkha e Vessavana ou Kuvera. O fato dos deuses estarem de mãos postas é porque Buddha depois da Iluminação pensou em desistir de pregar ao mundo mas foi demovido da ideia justamente pelos deus Brahma que Lhe suplica que pregue a doutrina pois “existem seres cujos olhos da mente estão escurecidos por qualquer poeira ; e se não escutarem a doutrina, não poderão atingir salvação.” ( Mahavagga I,5,6 ). O encontro com os deuses acontece em caverna representada pela pequena abóbada em cima das árvores.
No pilar da direita vemos quatro casais sentados em suas camas ou tronos baixos em diferentes situações. O casal em pé no meio desce a escada para o rio mas a mulher está com vergonha.

Nenhum comentário: