quinta-feira, 4 de março de 2010

399 Buddha Abutre


-->


399
Como os velhos darão conta,” etc.- O Mestre contou esta história quando residia em Jetavana, relativa a um Irmão que amparava a mãe.

-----------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares, o Bodhisatva nasceu como abutre. Quando ele cresceu colocou seus pais, agora velhos e com olhos obscurecidos, numa caverna de abutres e alimentava-os trazendo carne de vaca e semelhantes. Naqueles dias um caçador deixou armadilhas para abutres pelo cemitério de Benares. Um dia o Bodhisatva buscando carne veio ao cemitério e teve a pata pega pela armadilha. Ele não pensou em si mesmo mas lembrou-se de seus velhos pais. “Como irão meus pais viver agora? Acho que morrerão, ignorantes de que fui pego, sem ajuda e miseráveis, definhando naquela cova montanhosa:” assim lamentando falou a primeira estrofe:-

Como os velhos darão conta agora na cova montanhosa?
Pois estou atado a armadilha, escravo do cruel Niliya.

O filho de um caçador, escutando seu lamento, falou a segunda estrofe, o abutre falou a terceira, e assim alternadamente:-

Abutre, que estranho choro é este seu que captam meus ouvidos?
Nunca escutei ou ouvi pássaro falar em voz humana.

Cuido de meus velhos pais numa cova montanhosa,
Como os velhos darão conta se me tornei teu escravo?

Carcaça, abutre vê a duzentos quilômetros de distância;
Por quê falhaste em ver armadilha e rede tão junto à vista?

Quando a ruína chega a uma pessoa e o fado demanda a morte,
Falha em ver armadilha ou rede apesar de junto à vista.

Vá cuidar de seus idosos pais na cova montanhosa,
Vá, visite-os em paz, tens de mim a liberdade ansiada.

Ó caçador, sejas tua a felicidade, com todos seus amigos e parentes (kith & kin):
Cuidarei de meus idosos pais na cova montanhosa.

Então o Bodhisatva, liberto do medo da morte, alegre agradeceu e falando a estrofe final pegou um punhado de carne e foi embora e deu a seus pais.

-----------------------------

Após a lição, o Mestre declarou as Verdades e identificou o Jātaka:- Após as Verdades, o Irmão foi estabelecido na fruição do Primeiro Caminho:- “Naqueles dias, o caçador era Channa, os pais eram parentes do rei, o rei abutre, eu mesmo.”





Nenhum comentário: