domingo, 21 de fevereiro de 2010

396 Buddha Sábio Ministro


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396
O pico de um côvado... etc”.- O Mestre contou isto quando resida em Jetavana, relativo a advertência ao rei [ Jātaka 521, em conversa com o rei de Kosala, Gautama adverte sobre o seguir ou evitar os prazeres sensuais, comparando a sonhos e semelhantes, dizendo,
No caso destas pessoas, nenhuma propina moverá a inexorável morte,nem a amolecerá com gentileza. Na briga ninguém vence a morte.Pois tudo está fadado a morrer.” ].
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Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares, o Bodhisatva era seu conselheiro em coisas temporais e espirituais. O rei foi instigado a seguir caminhos errados, reinando com injustiça e coletando riqueza com a opressão ao povo. O Bodhisatva querendo advertí-lo buscava uma parábola. Bem, o quarto de dormir do rei estava faltando acabar , o telhado não estava completo : os caibros suportavam um pico mas estavam apenas colocados em posição. O rei tinha saído para divertir-se no parque: quando voltou para casa e olhou para cima viu o pico : temendo que caísse , saiu e ficou do lado de fora, e olhando para cima novamente pensou “Por quê aquele pico está largado e solto ? e como estão os caibros?” e perguntando ao Bodhisatva ele falou a primeira estrofe:-
O pico de um côvado e meio de altura,
Oito palmos de circunferência encompassada,
Construído reto de simsapa e sāra:
Por quê estende-se estável?

Escutando-o o Bodhisatva pensou “Tenho aí uma parábola de advertência ao rei,” e falou estas estrofes:-

Os trinta caibros vergados, de madeira sāra,
Colocados em omni forme , encompassam-no, ao redor,
Eles o pressionam rijamente, pois é boa sua preensão:
O retificam e estabilizam.

Assim é a pessoa sábia, cercada de amigos fiéis,
Por conselheiros constantes e puros:
Nunca da altura da fortuna descerá:
Como os caibros seguram estável o pico.

Enquanto o Bodhisatva assim falava o rei considerava sua própria conduta, “Se não houver nenhum pico, os caibros não firmarão; o pico não eleva-se preso pelos caibros; se os caibros quebram, o pico cai : e assim um mau rei, se não mantém unido amigos e ministros, seus exércitos, seus brahmins e chefes de famílias, se estes quebrarem, não é mais sustento por eles e cai de seu poder : um rei deve ser reto.” Naquele momento lhe trouxeram um limão de presente. O rei disse ao Bodhisatva, “Amigo, coma esta laranja.” O Bodhisatva pegou e falou, “Ó rei, pessoas que não sabem como comer isto, tornam-o amargo ou ácido : mas sábios que saboreiam [que sabem] , tiram o amargo e sem machucar a polpa, a comem,” e com esta parábola mostrou ao rei o jeito de coletar bens, e falou duas estrofes:-

A casca dura da laranja é amarga de comer,
Se permanecer intacta pelo aço que a corta :
Pegue só a polpa, ó rei, e ela é doce :
Estraga a doçura adicionar a casca.

Assim a pessoa sábia sem violência,
Avoluma-se no devido ao rei em vilas e cidades,
Aumenta a riqueza, e não ofende :
Anda no caminho reto, do renome.

O rei tomando conselho com o Bodhisatva foi para um lago de lótus, e vendo uma flor de lótus, com a cor do sol nascente, não violada pel' água, disse : “Amigo, aquela lótus crescida n'água permanece inviolada pel'água.” Então o Bodhisatva disse, “Ó rei, assim deve ser um rei,” e falou estas estrofes em advertência:-

Como a lótus no lago,
Brancas raízes, pur' água, a sustêm;
À face do sol floresce inteira,
Nem poeira, nem lama nem umidade podem manchá-la.

Assim a pessoa em que regra a virtude,
Humilde, pura e boa a estilizamos:
Como lótus no poço,
Manchas de pecado não podem maculá-la.

O rei escutando a advertência do Bodhisatva regrou seu reino com retidão a partir daí, e fazendo boas ações, caridade e o resto, destinou-se ao céu.

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Após a lição, o Mestre declarou as Verdaes e identificou o Jātaka: “Naquele tempo o rei era Ānanda, o sábio ministro era eu mesmo.”

  Cf.

Um comentário:

Vilma Aparecida da Silva Fonseca disse...

Cuidado com os falsos profetas.Principio 1 do budismo e do Cristianismo não causar sofrimento.