Maha ( Grande ) Osadha ainda criança conversando com os sábios de Mithila na região de Videha, Senaka, Pukkusa, Kavinda e Devinda em pintura em Ajanta : 'no meio do quadrinho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do quadrinho'. A pintura tem milhares de anos.
452
Osadha &
Amara (cont.)
Seguem os números
das contas todas: 110, 111, 112, 170, 192, 350, 364, 387, 402, 452,
471, 500, 508, 515, 517, 528 e o próprio 546. Aqui continua a
história do jataka 364 com o reencontro de Osadha e o rei que
aconteceu antes da resolução das questões que a
deusa do parassol branco, da abertura no centro do parrasol, propõe
e que estão no Jataka 350.
Neste momento
o rei, atingido por medo mortal, enviou no dia seguinte quatro dos
seus cortesãos, com ordens de cada um montar numa carruagem e
se dirigirem aos quatro portões da cidade e onde quer que
achassem seu filho, o sábio Mah'Osadha, mostrar a ele todo
respeito e rapidamente trazê-lo de volta. Três destes não
encontraram o sábio mas o quarto que se dirigira para o portão
sul encontrou o Grande Ser na Vila Sul, que, após juntar
argila e rodar a roda do seu patrão, sentou todo sujo de barro
num monte de palha comendo bolinhos de arroz mergulhados em caldo
pouco. Bem, a razão para ele estar fazendo isto : ele pensava
que o rei pudesse suspeitar dele querer desejar pegar o trono, o poder
soberano, mas se escutasse que estava vivendo do ofício de
oleiro esta suspeita seria descartada. Quando ele viu o cortesão,
percebeu que o sujeito viera por causa dele ; entendeu que sua
prosperidade seria restaurada e que comeria todo tipo de comida fina
preparada pela senhora Amarā :
largou então o bolinho de arroz que segurava, levantou-se e
lavou a boca. Naquele momento o cortesão subiu até ele
: este era da facção de Senaka e dirigiu-se rudemente
como segue : “Sábio Professor, o quê Senaka disse era
informação útil. Tua prosperidade terminada,
toda tua sabedoria de nada vale ; e agora aí estás
sentado todo sujo de lama num monte de palha, comendo comida como
esta !” e ele recitou esta estrofe deste Jataka :
É
vero, como dizem, que és de sabedoria profunda ? Então
grande prosperidade, habilidade e inteligência não te
servem de nada, assim levado à insignificância, enquanto
comes sopa como esta ?
Então o
Grande Ser disse, “Tolo cego ! Pelo poder de minha sabedoria quando
quiser restaurar aquela prosperidade, eu o farei “ ; e recitou um
par de estrofes.
Faço a
fortuna amadurecer do infortúnio, discrimino o tempo na
estação e não, ocultando-me quando com vontade ;
eu destranco as portas do lucro ; portanto estou contente com
bolinhos de arroz. Quando percebeu o momento do esforço,
amadurecendo os ganhos pelos propósitos, produzirei
valentemente qual leão e por este poder potente me verás
novamente.
Então o
cortesão disse: “Sábio senhor, a deidade que vive no
parassol fez uma pergunta ao rei e o rei perguntou aos quatro sábios
– e nenhum deles conseguiu solucionar ! Por isto o rei me enviou
até você.” “Neste caso,” disse o Grande Ser,”não
vês o poder da sabedoria ? Em tais épocas prosperidade
não é de utilidade alguma mas só alguém
que seja sábio.” Assim ele louvou sabedoria. Então
o cortesão entregou ao Grande Ser mil peças de dinheiro
e um conjunto de roupas fornecidos pelo rei, para que ele se banhasse
e se vestisse logo. O oleiro ficou aterrorizado de pensar que Mah'
Osadha o sábio era seu empregado mas o Grande ser o consolou,
dizendo, “Nada tema, meu mestre, você foi de grande ajuda
para mim.” Entregou então a ele mil peças ; e com
as manchas de lama ainda subiu na carruagem e foi para a cidade. O
cortesão contou ao rei da chegada dele. “Onde encontraste o
sábio meu filho ?” “Meu senhor, ele estava ganhando
sustento como oleiro na Vila Sul ; mas assim que soube que você
o mandou chamar, sem se banhar, ainda com lama de argila no corpo,
ele veio.” O rei pensou, “Se ele fosse meu inimigo teria vindo
com séquito e pompa ; ele não é meu inimigo.”
Então ele deu ordens para levá-lo e dar banho e
orná-lo e pedir para ele voltar com a pompa fornecida. Isto
foi feito. Ele voltou entrou saudou o rei e permaneceu em um lado.
O rei falou gentilmente com ele e para testá-lo disse a
estrofe :
Alguns
não pecam porque são ricos mas outros não pecam
por medo da mancha da culpa. És hábil se tua mente
desejar muita riqueza. Por quê não me atacas ?
O Bodhisatva disse
:
Sábios
não pecam pelo prazer que as riquezas dão.
Homens bons
mesmo atingidos pelo infortúnio rebaixados, nem por amizade
nem por inimizade renunciam o direito.
Novamente o rei
recitou uma estrofe, o misterioso dito de Khattiya ( Dhammapada ) :
Aquele
que por qualquer causa, pequena ou grande, levanta-se de um lugar
rebaixado, daí em diante andará em retidão.
E o Grande Ser
recitou esta estrofe com a ilustração de uma árvore
:
De uma árvore
que debaixo da sombra as pessoas podem sentar e descansar,
Seria
traiçoeiro cortar os galhos. Detesto falsos amigos.
Então
continuou : “Senhor, se é traiçoeiro cortar o ramo de
uma árvore que alguém usa, que dizer de matar uma
pessoa ? Sua majestade deu a meu pai grande riqueza e me fez muitos
favores : não seria traiçoeiro em te atacar ? “
Assim falando demonstrando toda sua lealdade, reprovou o rei por sua
falta :
Quando uma
pessoa apresenta o direito a outro, ou esclarece suas dúvidas,
o outro torna-se seu protetor e refúgio ; e um sábio
não destruiria esta amizade.
Agora
aconselhando o rei ele disse estas duas estrofes ( // jatakas 332 e
351 ).
Detesto
o leigo sensual ocioso,
O
falso asceta farsante declarado
Um
mal rei decidirá um caso sem escutar;
Ira
no sábio nunca se justificará.
O
príncipe guerreiro dá um veredicto bem pesado,
Vive
a fama para sempre de um justo juiz.
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