( Imagem de Vishnu Vahara, Javali, em Khajuharo, Índia )
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“Vago,
buscando longe...etc.” - Esta história o Mestre contou
enquanto residia em Jetavana sobre dois antigos Anciãos. //
Jataka 283
Maha Kosala,
dizem, ao dar sua filha ao rei Bimbisara, outorgou-lha o feudo de uma
vila de Kasi. Após Ajatasatru matar seu pai ( rei Bimbisara
), rei Pasenadi ( filho de Maha Kosala ) destruiu esta vila. Nas
batalhas entre os dois por ela, vitória primeiro coube a
Ajatasatru. E o Rei de Kosala levando a pior, perguntou a seus
conselheiros, “O quê podemos fazer para pegar Ajatasatru ?”
Eles responderam, “Grande rei, os Irmãos têm grande
habilidades em encantos 'máyacos'. Envie mensageiros a eles e
consiga a opinião dos Irmãos no monastério.”
Isto agradou o rei. Concordemente fez com que homens fossem enviados,
mandando-os que fossem lá e escondendo-se, escutassem o quê
os Irmãos diziam. Bem, em Jetavana estão muitos dos
oficiais que renunciaram ao mundo . Dois entre
eles, um par de antigos Anciãos, habitavam uma cabana de folha
nos arredores do mosteiro : o nome de um deles era Ancião
Dhanuggaha-tissa, do outro Ancião Mantidatta. Eles haviam
dormido toda a noite e levantaram no raiar do dia. O Ancião
Dhanuggaha-tissa disse enquanto acendia o fogo, “Ancião
Datta, Senhor.” “Sim, Senhor ?” “Estás dormindo ?”
“Não, não estou dormindo : que fazer agora ?” “Um
tolo de nascença é aquele rei de Kosala ; tudo o quê
ele sabe é como engulir um prato feito.” “O que queres
dizer, Senhor ?” “Ele se deixa ser derrotado por Ajatasatru, que
não é melhor que um verme dentro de sua própria
barriga.” “O quê ele devia fazer então ?” “Pois,
Ancião Datta, você conhece a ordem de batalha é
de três tipos : Batalha Vagão, Batalha Roda, Batalha
Lotus. É a Batalha Vagão que ele deve usar de modo a
capturar Ajatasatru. Que ele coloque homens valentes nos seus dois
flancos no alto do monte e então faça a batalha
principal na frente : uma vez que ele entre no meio, saiam com gritos
e pulos, e eles o terão como um peixe numa tigela de lagosta.
Este é o jeito de pegá-lo.” Bem, todo este diálogo
os mensageiros escutaram ; e então voltaram e contaram ao rei.
Ele imediatamente saiu com uma grande hoste e fez Ajatasatru
prisioneiro e o amarrou em correntes. Após puní-lo
assim por alguns dias o libertou avisando-o de não fazer
novamente ( o que fizera ) e a guisa de consolo deu a ele sua própria
filha, a Princesa Vajira, em casamento, e finalmente o dispensou com
grande pompa.
Houve
grande conversa sobre isto entre os Irmãos dentro do mosteiro
: “Ajatasatru foi pego pelo rei de Kosala, seguindo as instruções
do Ancião Dhanuggaha-tissa !” Eles falaram o mesmo no Salão
da Verdade e o Mestre entrando perguntou-lhes sobre o quê
falavam. Eles disseram-Lhe. Então Ele disse, “Esta não
é a primeira vez, Irmãos, que Dhanuggaha-tissa se
mostrou perito em estratégia.” E contou-lhes uma história
do passado.
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Certa vez, um
carpinteiro, que morava numa vila ao lado do portão da cidade
de Benares entrou na floresta para cortar lenha. Ele encontrou um
jovem Javali caído num poço, ao qual trouxe para casa e
criou, chamando-o Javali do Carpinteiro. O Javali se tornou seu
empregado : as árvores ele girava com seu focinho e trazia
para ele : encaixava a linha de medir na suapresa e a puxava ao
redor, pegando e carregando enxó, cinzel, e marreta em seus
dentes.
Ele cresceu e
se tornou uma besta monstruosa e corpulenta . O carpinteiro, que o
amava como seu próprio filho, e temendo que alguém lhe
causasse algum dano, o deixou seguir livre para a floresta. O Javali
pensou, “Não posso viver sozinho na floresta : e s'eu
procurasse meus parentes e vivesse com eles ?” Então ele
passou a buscar pela multidão das árvores, Javalis, até
ver uma horda deles, ele ficou feliz e recitou três estrofes :-
Vago buscando
longe nas largas florestas e montes ao redor :
Vago
buscando pelos meus parentes : e olhem, os encontrei !
Aqui há
abundantes raízes e frutos, bastante estoque de comida;
Que
riachos e montes amáveis ! Será bom cá habitar.
Aqui viverei com
todos meus parentes, sem ansiedade, calmo,
Sem problemas, nada
temendo de qualquer inimigo.
Os Javalis
escutando este verso responderam com a quarta estrofe :-
Há
cá um inimigo ! Tome refúgio em outro lugar, siga teu
caminho:
Sempre o preferido
da horda, Ó Carpinteiro, ele mata – uma besta poderosa !
Quem
é este inimigo ? Vamos, digam-me a verdade, parentes bem
chegados,
Quem
destrói vocês ? Que contudo não os destruiu
todos.
Um
rei das bestas ! Com listras de cima para baixo, com dentes para
morder :
Sempre
o preferido da horda ele mata – uma besta poderosa !
E
nossos corpos perderam a força ? Não temos presas para
mostrar ?
O
suplantaremos se trabalharmos juntos : apenas assim.
Doces
palavras para escutar, Ó Carpinteiro, as quais meu coração
anseia :
Que
nenhum javali fuja! Ou será morto depois da batalha !
Javali
Carpinteiro tendo-os unido em um ideal perguntou, “Em que momento
otigre virá ?” “Ho-je ele vem cedo de manhã e pega
um, a-manhã ele vem cedo de manhã também.” O
Javali era hábil em guerra e sabia o lugar vantajoso para
assumir, para que aquela vitória acontecesse. Ele buscou ao
redor por um lugar e os fez se alimentarem enquanto ainda era noite ;
então bem cedo de manhã , os explicou como a ordens de
batalha são de três tipos, Batalha Vagão e assim
por diante ; após o quê arrumou a Lotus Batalha deste
modo. No meio colocou os bacurinhos e ao redor deles suas mães,
próxima a estas as porcas estéreis, e depois um círculo
de porcas jovens, depois a de jovens com presas apenas brotando,
depois as presas grandes e os Javalis velhos circundando todos.
Depois colocou pequenos esquadrões de dez,vinte, trinta
espalhados aqui e lá. Ele os fez construir um poço para
ele e para o tigre caírem dentrodo buraco da forma de uma
cesta : entre os dois buracos foi deixado um pedaço de chão
para ele mesmo ficar. Então ele com fortes javalis lutadores
saíram ao redor encorajando os Javalis.
Enquanto
estavam assim ocupados o Sol nasceu. O Tigre, saindo do eremitério
de um asceta sham(an), apareceu no alto do morro. Os Javalis
gritaram, “Nosso inimigo está vindo, Senhor !” “Nada
temam,” disse ele, “o quê quer que ele faça, façam
igual.” O Tigre deu uma sacudida e fingindo que saía, mijou
; os Javalis fizeram o mesmo. O Tigre olhou os Javalis e rugiu um
grande rugido ; eles fizeram o mesmo. Observando como estavam
dispostos, pensou,”Eles mudaram bastante ; ho-je me encaram como
inimigos, em disposição ordenada : algum guerreiro os
treinou ; não devo me aproximar deles ho-je.” Temendo a
morte ele deu as costas e fugiu para o asceta sham ; e este, vendo o
Tigre sem presas, recitou a nona estrofe :-
Abjuraste
matar ? Juraste
Salvação
para toda criatura viva ?
Certamente a
teus dentes falta a virtude costumeira.
Encontras uma
horda e voltas como mendicante !
O Tigre com isto
repetiu três estrofes :-
Meus dentes
não mordem mais,
Minha força
quase acabada :
Irmão
ao lado de irmão todos juntos permanecem :
Portanto vago
sozinho na floresta.
Antes eles
correriam dispersos ao redor
Para
encontrar seus buracos, turba tomada de pânico.
Mas
agora grunhem em ranks fechados compactos :
Invencíveis,
eles permanecem e me encaram.
Eles todos
agora concordam juntos, conseguiram um líder ;
Quando todos
concordam podem me ferir : por isto não os quero.
A isto o asceta
sham respondeu com a seguinte estrofe :-
Sozinho o
gavião domina os pássaros, sozinho
Os Titãs
são por Indra derrotados :
E quando uma
horda de bestas vê o poderoso tigre,
Sempre o
melhor ele pega,e os mata facilmente.
Então o
Tigre recitou uma :-
Nenhum
gavião, nenhum tigre senhor das bestas, nem Indra pode mandar
Numa
hoste de iguais que combinam como um tigre de resistir.
Com isto o
asceta sham, para incentivá-lo recitou duas estrofes :-
O pequeno
pássaro de penas voa em bandos e grupos,
Em pilhas
juntos sobem tocando o céu.
Arremete
para baixo o gavião e sozinho desce neles enquanto brincam,
Arrasa e
mata-os a vontade : este é o teu caminho do tigre.
Isto
dito, ainda o encorajou mais : “Tigre Real, não conheces teu
próprio poder. Um rugido apenas e um salto – não
haverá dois deles juntos, ouso jurar !” O Tigre fez isto.
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Para explicar
isto, o Mestre disse a estrofe :-
Então
ele com olhos gananciosos e cruéis, supondo que as palavras
eram verdadeiras,
Tomou
coragem e com suas garras todas a mostra pulou na multidão com
presas.
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Bem, o Tigre
retornou e permaneceu no topo do morro. Os Javalis contaram ao
Javali Carpinteiro que ele voltou. “Nada temam,” disse ele, os
reconfortando, e então tomou posição no cume
entre os dois poços. O Tigre com toda a velocidade projetou-se
para o Javali mas o Javali rolou cauda e focinho no primeiro buraco.
O Tigre não pode conter seu impulso e caiu no entulho no poço
com forma de peneira. O Javali caiu em cima dele em um triz,
enterrando suas presas na perna do Tigre, perfurando-o profundamente,
devorou sua carne, mordendo-o, despachou-o para o outro poço,
gritando, “Lá, tome dos escudeiros !” Aqueles que chegaram
primeiro tiveram chance de focinhar um pedaço, uma mastigada,
aqueles que chegaram tarde foram embora perguntando “Qual o gosto
de carne de tigre ?”
Javali de
Carpinteiro saiu do poço e olhando ao redor os outros, disse,
“Bem, não gostaram ?” Mas eles responderam, “Meu senhor,
acabaste com o Tigre e este é um ; mas há um que sobrou
pior que dez tigres.” “Prego, quem é este ?” “Um
asceta sham, que come a carne que o Tigre traz para ele de vez
enquando.” “Vamos então, o pegaremos.” E assim
rapidamente partiram juntos.
Bem o asceta
sham estava olhando a estrada e esperando o retorno do Tigre a
qualquer minuto. E quem ele vê vindo se não os Javalis
?! “Eles mataram o Tigre acredito e agora vem em matar !” Fugiu
e subiu emuma figueira. “ Ele subiu numa árvore !”
disseram os Javalis a seu líder. “Que árvore ?”
“Uma figueira.” “Certo, pegaremos ele direto.” Fez com que
os Javalis jovens escavassem a terra até as raízes e
porcas trouxeram tanta água em suas bocas quanto cabia, até
que a árvore estivesse em pé com as raízes à
mostra. Então mandou saírem do caminho e ajoelhando-se
atingiu as raízes com suas presas : cortou as raízes
como se com um machado, e caiu àrvore mas o homem nem chegou
no solo : foi estraçalhado em pedaços e comido no meio
do caminho. Observando esta maravilha, o espírito d'árvore
recitou uma estrofe :-
Amigos
unidos, como árvores em floresta – é uma visão
agradável :
Javalis
unidos, juntos em um ataque mataram o Tigre.
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E o Mestre
recitou outra estrofe, como ambos foram destruídos :-
O brahmin
e o tigre ambos os Javalis destruíram,
E rugiram um
rugido alto e ecoante em sua grande alegria.
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Novamente o
Javali perguntou, “E vocês têm outro inimigo ?” “Não,
meu senhor,” eles responderam. E propuseram de aspergí-lo
Rei. Água foi buscada. Percebendo a concha que o asceta sham
usava para beber, que era conha preciosa com a espiral girando para a
direita, eles a encheram d'água e consagraram Javali
Carpinteiro , lá na raiz da figueira, lá àgua
da consagração foi derramada sobre ele. Uma porca jovem
foi feita sua consorte. Daí surtge o costume que prevalece
ainda que consagrando um rei o sentam em uma cadeira de madeira de
figueira e aspergem-no com uma concha de espirais que giram para a
direita.
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Isto também
o Mestre explicou recitando a última estrofe :-
Os
Javalis debaixo da figueira selvagem derramaram àgua sagrada,
Sobre o
Carpinteiro e gritaram, Tu és nosso Rei e Senhor !
Quando ele
terminou este discurso o Mestre disse, “Não Irmãos,
esta não é a primeira vez que Dhanuggaha-tissa se
mostrou inteligente em estratégia mas ele fez o mesmo antes.”
Com estas palavras, ele identificou o Jataka : “Naquele tempo
Devadatra era o asceta sham,Dhanuggaha-tissa Javali Carpinteiro e eu
mesmo era o espírito d'árvore.” [ que presenciou a
cena ]
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