( Teto pintado das cavernas de Ajanta na Índia, antigo convento, mosteiro, vihara buddhista )
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“A colheita de
arroz ... etc.” - Esta foi a história que o Mestre contou
enquanto residia em Jetavana sobre um Irmão que amparava a
mãe. A ocasião será explicada no Jataka Sama (
n° 540 ). O Mestre então mandou chamar este Irmão e
perguntou a ele, “O quê escutei é verdadeiro, Irmão,
que amparas teus pais ?” “É verdade, Senhor.” “Quem
são ?” “Minha mãe e meu pai, Senhor.” Disse o
Mestre, “Fazes bem, Irmão ! Sábios antigos mesmo em
corpos de animais baixos, tendo nascido qual papagaios mesmo, quando
seus pais ficaram velhos os colocou em um ninho e os alimentava com
comida que trazia em seus próprios bicos.” Assim falando,
ele contou uma história do passado.
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Certa
vez, um rei chamado Rei Magadha, reinou em Rajagaha. Naquele tempo
havia um cidade brahmin, chamada Salindiya, em direção
nordeste de quem sai da cidade. Neste distrito nordeste era
propriedade de Magadha. Havia um brahmin que vivia em Salindiya,
cujo nome era Kosiyagotta ( kausika, coruja ) e que tinha uma
propriedade de mil acres onde cultivava arroz. Quando a colheita
estava parada, ele fez uma cerca forte e deu a terra para
encarregados, a um cinquenta acres, a outro sessenta, e assim
distribuiu entre eles quinhentos acres de sua propriedade. Os outros
quinhentos acres ele entregou a um assalariado que fez uma cabana e
morava lá dia e noite. Bem, a nordeste desta propriedade
havia um certo grande bosque de algodoeiros, crescendo no platô
de um morro e e neste bosque vivia um grande número de
papagaios / araras.
Naquele tempo o
Bodhisatva nasceu neste bando de papagaios / araras, como o filho do
rei dos papagaios / araras. Ele cresceu belo e forte, tão
grande quanto um cubo de roda de carro. Seu pai tendo ficado velho
disse a ele, “Não sou mais capaz de sair em campo ; tome
conta você deste bando,” e entregou o comando dele a seu
filho. A partir do dia seguinte não permitiu que seus pais
saíssem em busca de alimento ; mas com todo o bando voou para
as montanhas do Himalaia e após comer suas moitas de arroz que
cresciam selvagens, retornando levou comida suficiente para sua mãe
e seu pai e os alimentou com ela.
Um dia os
papagaios fizeram uma pergunta à ele. “Antes,” eles
disseram, “o arroz estava maduro nesta época na terras de
Magadha ; cresce agora ou não ?” “Vão láe
vejam,” ele respondeu e enviou dois papagaios para descobrir. Os
papagaios partiram e pousaram nas terras de Magadha, na parte
guardada pelo homem assalariado ; comeram arroz e um pé de
arrroz levaram com eles para o bosque e despejaram aos pés do
Grande Ser, dizendo, “Tal é o arroz que cresce lá.”
Ele seguiu dia seguinte para lá e pousou com seu bando. O
homem corria de um lado para o outro tentando expulsar os pássaros
mas foi incapaz. O resto dos papagaios, maritacas, comeram e partiram
com os bicos vazios mas o rei papagaio / arara juntou uma quantidade
de arroz e levou-a de volta para seus pais. Dia seguinte os papagaios
comeram arroz novamente e do mesmo modo depois. Então o homem
passou a pensar, “Estas criaturas alimentando-se por mais alguns
dias, não deixará nem um bocado. O brahmin colocará
um preço no arroz e me multará pelo mesmo valor. Vou
falar com ele.” Tomando uma mão cheia de arroz e um
presente com ela, foi ver o brahmin e o saudou e ficou em um dos
lados. “Bem, meu bom homem,” disse o patrão, “há
uma boa colheita de arroz ?” “Sim, brahmin, há,” ele
respondeu e repetiu duas estrofes :
A colheita
de arroz é muito boa mas devo te fazer saber,
As araras a
estão devorando, sou incapaz de afugentá-las.
Há um
pássaro, o maior de toda a horda, que alimenta-se primeiro,
Depois pega
um feixe em seu bico para atender a necessidades futuras.
Quando o brahmin
escutou isto, ele concebeu uma afeição pelo rei
papagaio // arara. “Meu homem,” cotejou ele, “sabes armar uma
armadilha ?” “Sim, sei.” O patrão então
dirigiu-se a ele nesta estrofe :
Arme
portanto uma armadilha de pelo de cavalo para capturá-la;
E cuide
pegar a ave viva e trazê-la aqui para mim.
O vigia da fazenda
ficou feliz que nenhum preço foi estabelecido sobre o arroz e
de nenhuma dívida foi falado. Ele foi logo e fez uma armadilha
de pelo de cavalo. Depois descobriu quando desceriam naquele dia ; e
espreitando o lugar onde o rei papagaio pousou, dia seguinte muito
cedo de manhã ele fez uma armadilha do tamanho de uma moringa
e armou e sentado em sua cabana olhava as araras vir. O rei papagaio
veio no meio de todo seu bando ; e não sendo de nenhum modo
ganancioso, desceu no mesmo lugar que no dia anterior, com sua pata
direto no laço. Quando viu sua pata amarrada pensou, “Se
gritar agora o grito de captura, meu povo ficará tão
aterrorizado, que voarão sem se alimentar. Devo resistir até
eles terminarem de comer.” Quando por fim ele percebeu que eles
tinham comido o suficiente, temendo por sua vida, por três
vezes gritou o grito de captura. Todos os pássaros voaram
para longe. Então o rei dos papagaios disse, “Todos estes
meus amigos e parentes e nenhum olhou para trás por mim ! Que
pecado cometi ?” E censurando-os pronunciou uma estrofe :
Eles comeram,
beberam, e agora para longe fogem todos,
Eu somente pego
numa armadilha : que mal cometi ?
O vigia escutou o
grito do rei dos papagaios e o som dos outros papagaios voando pelos
ares. “O quê é isto ?” ele pensou. Levantou-se de
sua cabana e foi ao lugar da armadilha e lá viu o rei dos
papagaios / araras. “Peguei o pássaro mesmo para o qual a
armadilha foi feita !” ele gritou, em grande felicidade. Retirou o
papagaio da armadilha e amarrou suas duas patas juntas e fazendo seu
caminho para a cidade de Salindiya, entregou o pássaro para o
brahmin. O brahmin em sua grande afeição pelo Grande
Ser segurou-o apertado com ambas as mãos e sentando no seu
colo, falou com ele nestas duas estrofes :
As barrigas de
todos os outros são desbojadas longe pela tua :
Primeiro uma
refeição completa depois voas com o bico cheio também
!
Tens um
celeiro a encher ? Ou odeias-me amargamente ?
Te pergunto,
vamos diga-me a verdade – onde guardas teu estoque ?
Escutando isto, o
rei papagaio respondeu, repetindo com voz humana doce qual mel a
sétima estrofe :
Não
te odeio,Ó Kosiya ! Não possuo celeiro ;
No meu
bosque pago uma dívida e também concedo um empréstimo,
E lá
armazeno um tesouro : assim seja conhecida minha resposta.
Então o
brahmin perguntou a ele :
O quê
é este empréstimo que concedeste ? Que dívida
pagas ?
Diga-me que
tesouro armazenas e depois voes livre novamente.
A este pedido do
brahmin o rei papagaio deu uma resposta, explicando sua intenção
nas quatro estrofes :
Meus pintinhos
implumes, meus tenros filhotes, cujas asas ainda não
cresceram,
Que me ampararão
logo logo : a estes concedo o empréstimo.
Depois meus
antigos e velhos pais, que longe dos laços da juventude estão
Com aquilo que
trago dentro do meu bico, a estes pago minha dívida.
E outras aves
com asas inúteis e fracos ainda muitos,
Dou em caridade
: a isto os sábios chamam meu estoque.
Este é
aquele empréstimo que concedo, esta a dívida que pago,
E este o tesouro
que açambarco : digo agora o dito.
O brahmin ficou feliz
quando escutou este pio discurso do Grande Ser ; e repetiu duas
estrofes :
Que nobres
princípios de vida ! Quão bento é este pássaro
!
Por muitos
legisladores humanos que vivem na terra tais leis nunca foram
escutadas.
Coma, coma o
quanto quiseres, à vontade, junto com todo teu povo ;
E, arara !
Encontremo-nos novamente : é bom te ver.
Com estas palavras,
ele olhou o Grande Ser com coração bom, como se fora
seu filho amado ; e soltando os laços dos pés,
esfregou-os com óleo cem vezes refinado e o sentou num assento
de honra e deu a ele para comer milho doce em um prato dourado e
água com açúcar para beber. Após isto o
rei dos papagaios aconselhou o brahmin a cuidar-se, recitando esta
estrofe :
Ó
Kosiya ! Dentro aqui da tua casa
Tenho ambos,
comida e bebida, amizade querida.
Dê
àqueles derrubados pelos fardos,
Ampare teus
pais quando velhos ficarem.
O brahmin então
deliciado de coração expressou seu êxtase nesta
estrofe :
Certamente, a
deusa Fortuna veio ela mesma ho-je
Quando
vi esta ave sem igual !
Farei gestos
gentis sem nunca parar,
Agora
que a doce voz do papagaio escutei.
Mas o Grande Ser
recusou aceitar os mil acres que o brahmin ofereceu e pegou apenas
oito acres. O brahmin marcou os limites com pedras e entregou a
propriedade a ele ; e então, levantando as mãos à
cabeça em reverência, disse, “Vá em paz, meu
senhor, e console teus pais chorosos,” e o deixou ir. Muito
agradecido, ele pegou um galho de arroz e o carregou para os pais,
largando- na frente deles, dizendo,”Levantem, meus queridos pais !”
Eles levantaram-se com as palavras em faces debulhadas em lágrimas.
O bando das araras então reuniu-se perguntando “Como te
libertaste, meu senhor ?” Ele contou toda a história do
começo ao fim. E Kosiya seguiu o conselho do rei das araras e
distribuiu muitas ofertas aos homens corretos, ascetas e brahmins.
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A última
estrofe foi repetida pelo Mestre explicando assim :
Este
Kosiya com alegria e grande prazer
Comum
e abundante fez bebida e comida :
Com
bebida e comida satisfez acertadamente
Brahmins
e santos homens, dele mesmo todo o bem.
Quando o
Mestre terminou este discurso, disse, “Assim, Irmãos,
amparar os próprios pais é o caminho tradicional de
sabedoria e bondade.” Então tendo declarado as Verdades,
ele identificou o Jataka : - ( na conclusão das Verdades
aquele Irmão estabeleceu-se na fruição do
Primeiro Caminho : - “Naquele tempo os seguidores do Buddha eram o
bando de papagaios / araras, dois da família real eram o pai e
a mãe, Channa era a vigia, Ananda o brahmin e eu mesmo o rei
dos papagaios / araras.”
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