( “ na imagem em pedra de Sañchi vemos a representação do grande prodígio de Sravasti no sermão junto da mangueira carregada miraculosamente debaixo do parassol real e acima do trono do Buddha invisível. As quatro pessoas sentadas em almofadas na frente são sem dúvida o Rei Prasenajit no canto direito ( esquerda do trono ) seu vicerei no canto esquerdo e dois cortesãos no meio vistos de costas. As quatro personagens de pé acima deles cujos pés tocam o chão são os Quatro Reis Guardiães do Mundo ( Lokapalas ) sendo que acima estão os deuses em fileiras nos céus com Indra e seu vicerei à direita na primeira fila e Brahma acima na segunda com os deuses das puras moradas. Os dois tambores acima anunciam para todo o universo o milagre em que Buddha faz a mangueira crescer e dar mangas diante do rei e dos seis mestres heréticos “. sir John Marshall, The Monuments of Sañchi, Swati Publications, Delhi, 1983. )
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“Jovens
estudantes quando...etc.” - Esta história o Mestre contou
enquanto residia em Jetavana, sobre Devadatra. Devadatra repudiou seu
professor, dizendo, “Serei o Buddha eu mesmo e Gautama o asceta não
é meu professor nem monitor !” Então, levantando de
sua meditação mística, causou uma brecha na
Ordem. Depois passo ante passo dirigiu-se para Savatthi e do lado de
fora de Jetavana a terra escancarou-se e ele desceu para o ínfero
de Avici.
Então
todos falavam sobre isto no Salão da Verdade : - “Irmão,
Devadatra abandonou seu Professor e teve destruição
medonha, nascendo na outra vida no profundo ínfero Avici !”
O Mestre, entrando, perguntou o que eles falavam e eles disseram. Ele
falou, - “Não apenas agora mas em dias anteriores também
Devadatra abandonou seu professor e teve destruição
medonha.” Assim falando ele contou uma história do passado.
_________________________
Certa vez,
quando Brahmadatra era Rei de Benares, o capelão de sua
família foi destruído pela malária. Um filho
apenas arrebentou a parede e escapou ( ver jataka 178 ). Ele veio
para Takkasila ( Taxila ) e sob um professor renomado mundialmente
aprendeu todas as artes e realizações. Depois deu adeus
a seu professor e partiu com a intenção de viajar para
diferentes regiões ; e em sua viagens chegou a uma cidade da
fronteira. Próxima dela havia um grande cidade de Candalas de
casta baixa ( casta misturada como a pukkusa e portanto desprezada
igual à sudra ) . Neste tempo o Bodhisatva morava nesta
cidade, era um sábio letrado. Conhecia um encanto que podia
fazer colher fruto fora da estação. Cedo de manhã
ele pega sua vara de transporte e sai da cidade até alcançar
uma mangueira que crescia na floresta ; e permanecendo sete pés
de distância, ele recita o encanto e joga uma mão cheia
de água que atinge àrvore. Em um instante cae a
sequência de folhas, brota novas, as flores se abrem e as
flores caem, as mangas crescem : e em um momento – estão
maduras, são doces e suculentas, crescem qual frutos divinos e
caem d'árvore ! O Grande Ser escolhe e come as que quer e
depois enche as cestas que pendura na vara e vae para casa, vende a
fruta e assim encontra meio de vida para a esposa e criança.
Bem, o
jovem brahmin viu o Grande Ser oferecer mangas maduras para vender
fora da estação. “Sem dúvida”, pensou ele,
“deve ser em virtude de algum encanto que elas crescem. Este homem
pode me ensinar o encanto que não tem preço.” Ele
vigiou para saber o modo como o Grande Ser conseguia as frutas e
descobriu exatamente. Então foi para a casa do Grande Ser no
momento em que não havia retornado da floresta e fingindo que
não sabia de nada, perguntou à esposa do sábio,
“Onde está o Professor ?” Ela respondeu, “Foi para a
floresta.” Ele permaneceu esperando até vê-lo vir e
então foi até ele e pegando a vara e as cestas,
carregou-as até a casa e lá as deixou. O Grande Ser
olhou para ele e disse para sua esposa, “Senhora, este jovem veio
para pegar o encanto ; mas nenhum encanto permanecerá com ele,
pois não é pessoa boa.” Mas o jovem pensava,
“Pegarei o encanto sendo empregado do meu professor “ ; e assim a
partir daquele momento ele fez tudo que devia ser feito na casa :
trouxe lenha, bateu o arroz, cozinhou, trouxe todo o necessário
para lavar o rosto, lavar os pés.
Um dia quando
o Grande Ser disse a ele, “Meu filho, traga-me um banquinho para
colocar os pés” , o jovem, não vendo outro jeito,
manteve os pés do Grande Ser em sua própria coxa por
toda a noite. Quando em uma estação posterior a esposa
do Grande Ser deu à luz um filho, ele fez todo o serviço
necessário para o parto. A esposa disse um dia ao Grande Ser
:- “Marido, este jovem, apesar de bem nascido, para ganhar o
encanto realiza trabalhos servis para nós. Deixe-o ter o
encanto, apesar de permanecer com ele ou não.” Ele
concordou com isto. Ensinou o encanto e falou deste modo : “Meu
filho, este é um encanto sem preço ; e você vae
conseguir grande ganho e honra a partir daí. Mas quando o rei,
ou seu grande ministro, perguntarem a você que foi seu
professor, não esconda meu nome ; pois se você tiver
vergonha que um casta baixa ensine a você um encanto e disser
que seu professor era um grande magnata de brahmins, você não
terá mais nenhum fruto do encanto.” “Por quê eu
deveria esconder teu nome ?” respondeu o rapaz. “Sempre que
perguntado direi que é você.” Ele saudou então
o professor e partiu da cidade de castas baixas, ponderando sobre o
encanto e no tempo devido chegou a Benares. Lá ele vendeu
mangas e ganhou muita riqueza.
Bem, um dia
o guardador do parque apresentou ao rei uma manga que tinha trazido
dele. O rei, tendo comido ela, perguntou onde encontrara fruta tão
boa. “Meu senhor,” foi a resposta, “há um jovem que
traz mangas fora da estação e as vende : consegui com
ele.” “Diga-lhe,” disse o rei, “para de agora em diante
trazer mangas aqui para mim.” O homem fez isto ; e a partir
daquele momento o jovem levou mangas para a residência do rei.
O rei, convidando-o a entrar a seu serviço, tornou-se um
empregado do rei ; e ganhando grande riqueza, gradualmente cresceu na
confiança do rei.
Um dia o
rei questionou-o e disse : - “Jovem, onde você consegue estas
mangas fora da estação, tão doces, fragrantes e
de belas cores ? Alguma serpente ou garula ( pássaro ) as dá
para você ou um deus ou é poder mágico ?”
“Ninguém as dá para mim, Ó poderoso rei !”
respondeu o jovem, “mas tenho um encanto sem preço e isto é
poder do encanto.” “Bem, o quê me diz de mostrar-me o
poder do encanto um dia destes ?” “Sem dúvida, meu
senhor, mostrarei,” respondeu ele. Dia seguinte o rei foi com ele
para o parque e pediu para mostrar o encanto. O jovem estava disposto
e aproximando-se da mangueira permaneceu a uma distância de
sete passos dela e repetiu o encanto jogando água n'árvore.
Em um instante a mangueira produziu frutos da maneira descrita acima
: uma chuva de mangas caiu, uma verdadeira tempestade ; o séquito
mostrou grande alegria balançando os lenços ; o rei
comeu do fruto e deu a ele uma grande recompensa dizendo, “Jovem,
quem te ensinou este encanto tão maravilhoso ?” Agora,
pensou o jovem, se eu disser que um candala casta baixa me ensinou,
serei envergonhado e zombarão de mim ; sei o encanto de
cor(ação) e agora nunca poderei perdê-lo ; direi
que foi um professor renomado. Então ele mentiu e disse,
“Aprendi em Taxila de um professor renomado mundialmente.”
Enquanto ele dizia estas palavras, negando seu professor, naquele
mesmo instante o encanto foi embora. Mas o rei, grandemente
agradecido, retornou com ele para a cidade.
Um
outro dia o rei desejou comer mangas ; e indo até o parque
sentando num banco de pedra, usado em ocasiões de estado,
pediu ao jovem que pegasse mangas para ele. O jovem, propenso para
tanto, foi até a mangueira e permanecendo a uma distância
de sete pés d'árvore, ficou repetindo o encanto ; mas o
encanto não se realizou . Então ele soube que o tinha
perdido e ficou envergonhado. Mas o rei pensou, “Anteriormente
este sujeito me deu mangas mesmo no meio de uma multidão e o
fruto choveu qual tempestade pesada. Agora ele permanece lá
igual a um poste : qual será a razão ?” O que ele
inquiriu repetindo a primeira estrofe :
Jovem
estudante, quanto te pedi antes
Me
trouxeste manga grande e pequena :
Agora
nenhum fruto, brahmin, aparece n'árvore,
Apesar do
mesmo encanto reiterar !
Quando escutou
isto, o jovem pensou consigo mesmo, s'eu disser que ho-je nenhum
fruto haverá, o rei se encolerizará ; portanto pensou
em enganá-lo com uma mentira e repetiu a segunda estrofe :
A
hora e o momento não são adequados : portanto espere
A
junção dos planetas no céu.
A
devida conjugação e o momento se aproximam,
Então
trarei mangas em abundância.
“O que
é isto ?” o rei cogitou. “O sujeito não disse nada
de conjunção planetária antes !” Para
resolver a questão, repetiu duas estrofes :
Você
não disse nenhuma palavra de tempos e estações,
nem
Conjunções
planetárias antes disso :
Contudo
mangas, fragrantes, delicadas em paladar,
De
belas cores, me trouxeste em abundante estoque.
Anteriormente,
brahmin, produziste tanta
Fruta
n'árvore pronunciando teu encanto :
Ho-je
não consegues, apesar de murmurares.
O
quê significa esta conduta, vais me dizer ?
Escutando isto,
o jovem pensou, “Não há como enganar o rei com
mentiras. Se, quando a verdade for dita, ele me punir, que ele me
puna : mas direi a verdade.” Então ele recitou duas
estrofes :
Um homem
de casta baixa foi meu professor, que me ensinou
Bem e
devidamente o encanto e como funcionava :
Dizendo,
'Se te perguntarem meu nome e nascimento,
Nada
esconda ou o encanto se desfará'.
Questionado
pelo Senhor dos Homens, apesar de bem saber,
Em
engano disse o quê não era verdade ;
'Encanto
de um brahmin', disse mentindo ; e agora,
Encanto
perdido, de minha loucura amargamente me arrependo.
Escutando isto,
o rei pensou consigo mesmo, “O pecador não teve nenhum
cuidado com o tal tesouro ! Quando se tem um tesouro tão
precioso o que tem casta a ver com isto ?” E irado ele repetiu as
seguintes estrofes :
Cânhamo,
mamona ou espatódea, qualquer que seja a árvore
Onde o que
procura colmeias encontra mel, é a melhor das árvores,
pensa.
Seja
Kshatria, Brahmin, Vaiça, aquele de quem se aprende o certo -
Sudra,
Candala, Pukkusa – se mostra o principal a seus olhos.
Que se puna
o mal educado sem valor, ou mesmo o mate,
Portanto
arrastem-no pelo pescoço sem demora,
A
quem tendo ganho um tesouro com grande esforço,
O joga
fora com orgulho arrogante !
Os homens do rei
fizeram isto, dizendo, “Volte a teu professor e ganho o perdão
dele ; então, se conseguires ganhar o encanto outra vez podes
voltar aqui de novo mas se não,
nunca
mais coloque os olhos nesta terra.” Assim o baniram.
O homem era todo
desespero. “Não há refúgio para mim,” ele
pensou, “a não ser com meu professor. Irei até ele,
ganharei seu perdão e aprenderei o encanto de novo.” Assim
se lamentando seguiu seu caminho para a cidade. O Grande Ser
percebendo sua chegada o apontou para a esposa dizendo, “Veja,
senhora, lá vem aquele patife novamente com seu encanto
perdido e saído !” O homem se aproximou do Grande Ser e o
saudou sentando em um dos lados. “Por quê estais aqui ?”
perguntou o outro. “Ó meu professor !” o sujeito disse,
“pronunciei uma mentira e neguei meu mestre e estou completamente
arruinado e defeito !” Então recitou sua transgressão
em estrofe, pedindo novamente por encantos :
Frequentemente
aquele que pensa em baixo nível pisa em falso,
Cae num
poço, charco ou precipício, tropeça em raiz
podre ;
Outro caminha
no que parece corda e descobre ser serpente preta ;
Um terceiro
anda no fogo porque seus olhos estão cegos :
Assim pequei
e perdi meu encanto ; mas tu, mestre sábio,
Perdoe ! E
deixe-me novamente encontrar favor a teus olhos !
Seu professor então
respondeu, “O quê dizes, meu filho ? Dê apenas um
sinal ao cego e ele se afasta de poços e semelhantes ; mas te
disse uma vez e o quê queres aqui de novo ?” Então
repetiu as seguintes estrofes :
A ti de
modo devido contei,
A ti de
modo devido ensinei, o encanto,
De
boa vontade sua natureza expliquei :
Nunca
teria te deixado, tivesses agido direito.
Quem com
muito esforço, Ó tolo ! aprende um encanto
Difícil
para aqueles que agora moram no mundo,
Então,
tolo ! Ganhando por fim um meio de vida,
O joga
fora porque fala mentiras,
A tal
tolo, estúpido, ansioso em mentir,
Ingrato,
que não consegue se conter,-
Encantos,
realmente ! Encantos poderosos não se dá a este :
Saia
daqui e não me peça novamente !
Assim
enxotado pelo professor o sujeito pensou, “O quê é a
vida para mim ?” e afundando na floresta, morreu sem esperança.
_____________________
O Mestre tendo
terminado este discurso, disse, “Não apenas agora, Irmão,
Devadatra negou seu professor e teve destruição
medonha” ; e assim falando, ele identificou o Jataka : “Naquele
tempo Devadatra era o homem ingrato, Ananda era o rei e eu mesmo o
homem de casta baixa.”
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