( pintura de Ajanta )
( capítulo de 'Plutarco Védico' isbn 978-85-906438-0-7 )
Georges Dumézil, Le festin d'immortalité. Étude de mythologie comparée indo-européenne. Annales du Musée Guimet, Paris, 1924 . Neste livro o autor fala da história comum da ambrosia, amrita, néctar, cerveja, soma, esta bebida, alimento, sagrado de que trata o Jataka anterior. A tradição védica unia culturalmente todo o mundo. Ele fez uma tábua de concordância resumindo no final do livro resumindo os paralelos. Entre colchetes são acréscimos meus. O autor B. Chakravarti, The Indians and the Amerindians, 4 vol, Calcutta, 1992, mostra todas as provas e evidências que o 'batimento do mar de leite', é a travessia do oceano Pacífico entre Ásia e América em comércio nos tempos antigos. O aeroporto de Nazca é para pousar veículos aéreos desta época. O asura Maya são os Mayas experts em construção e arquitetura. Daí o asura Mali é Mali o grande império africano. Bali Bali. A tábua de concordância permite dizer que a cultura védica espalhava-se por todo o mundo unindo-o.
Tábua
de Concordância
1.
O Ciclo Hindu ( amrta )
I. - Os Devas
temem a morte. Eles deliberam sobre os meios de preparar o alimento
da imortalidade, a amrta. Aconselhados por Vishnu, decidem
bater o oceano em seu “vaso”. Combinam com os Asuras sobre isto [
ambos trabalham no batimento ].
Conquista dos
instrumentos : os Devas, entre outras coisas, vão pedir ao
Mestre das Águas que emprestem o oceano para a operação.
Batem o oceano ; [
a espuma do mar batido é como a espuma do leite batido
gerando todos os alimentos ]. A amrta aparece assim como
diversos seres divinos ( Lakshmi, uma multidão de Apsaras, ...
). Um veneno, nascido do batimento excessivo, ameaça o mundo ;
ele é absorvido por Shiva.
III. - Os Asuras
pegam a amrta e reclamam além do mais a posse da deusa
Lakshmi.
Vishnu –
Narayana se reveste com a aparência de Lakshmi e
acompanhado de Nara também disfarçado de mulher, seguiu
para a residência dos Asuras. Estes loucos de amor, entregam a
amrta à falsa deusa que a leva aos Devas.
II. - Os Devas
reunidos bebem a amrta. O Asura Rahu se junta subrepticiamente
a eles. Denunciado, é decapitado por Vishnu. Ao cair seu corpo
faz tremer a terra.
IV. Guerra
generalizada. Os Asuras, vencidos sobretudo por Vishnu, são
precipitados nas águas e sobre a terra. Os Devas guardam
definitivamente a amrta. [ Entre os Asuras perdem a amrta
por não seguir, permanecer com, Vishnu, o sacrifício ].
2.
O Ciclo Iraniano ( Ameretât e a Criação )
I. - Ahura-Mazda
busca livrar sua criação da morte, da fome, da sede...
Ele oferece aliança à Angra-Mainyu que recusa. (
Outra versão : trata-se de preparar em comunhão um
festim ( Eznik ) ).
O deus
Tistrya vae conquistar o Mar do demônio Apaosha
no curso de um duelo de metamorfoses.
Ahura-Mazda
cria, a partir da “boa luz” ( que está neste mar ? ), os
Amesha-Spenta ( os santos imortais ), entre outros
Ameretât, gênio da imortalidade ( cf. Gaokerena,
a planta da imortalidade que está neste mar ). Um veneno,
originário deste mar, e ameaçando de destruir a
criação, é neutralizado por Tistrya.
III. -
Angra-Mainyu quer tirar da criação de
Ahura-Mazda a saúde, a vida, etc... ( cf. Ameretât
) : sua filha, Djahi, vae em expedição contra o
ser humano, a criação, etc..., e arranca dele tudo
isto.
II. - IV. -
Angra-Mainyu penetra no Céu, de onde Ahura-Mazda
o precipita.
Guerra
entre os Daeva e os Yazata. Os Daeva são
massacrados e Angra-Mainyu amarrado ao monte Arezura.
3.
O Ciclo Escandinavo ( cerveja dos Ases )
I. - Os Ases
não têm o quê comer. Eles deliberam. Com o
conselho de Thor, eles decidem que é Aegir, deus
do mar, que baterá a cerveja para eles. Aegir pede que
lhe forneçam primeiro uma Cuba.
Conquista da
Cuba : Thor e Tyr vão na residência do
gigante Hymir ( gênio do mar de inverno ) ; elas trazem
a imensa Cuba do Mar após uma série de provas (
Thor mata o boi preto, pesca a serpente ... ).
Nesta cuba,
Aegir bate a cerveja dos Ases.
II.- Os Ases,
reunidos, bebem a ceveja. Loki, “excomungado”, se junta a
eles e pede para beber. Após uma cena de briga, os Ases
expulsam Loki e o amarram em um rochedo. Com seus
estremecimentos, Loki provoca os tremores de terra.
III. - O gigante
Thrym rouba o único objeto que assegura aos Ases
duração e hegemonia : o martelo de Thor. Thrym
declara que não o devolverá se não o entregarem
em troca a deusa Freya.
Thor
se disfarça de Freya e seguido de Loki vae na
casa de Thrym que louco de amor, entrega o objeto de
perenidade à falsa noiva.
IV.- Thor
massacra Thrym e os Gigantes.
4.
Ciclos Gregos ( ambrosia e Ambrosia )
I.- Os deuses
precisam de um alimento; - ou Zeus, Dionisos de uma ama
Este alimento
é ambrosia produzida pelo oceano; ou antes esta nutriz
é a Oceânida Ambrosia.
II. - Um homem (
Tântalo... ) senta à mesa dos deuses. Ele furta
ambrosia.
Os deuses o
esmagam debaixo de um monte ( Sipyle ) ou sob a ameaça
de um rochedo suspenso ...
III. - Ambrosia
( nutriz de Dionisos ) envelheceu. Então Dionisos
lhe torna jovem trocando o sexo. [ Teseu e os atenienses disfarçados
de mulher entregues ao minotauro no labirinto de Minos em Creta, o
dédalo das prescrições do legislador da Grécia
; na volta Ariadne vae com Dionisos ].
IV. - Guerra dos
Deuses e dos Titãs : ambrosia assegura aos deuses a
vitória, pela aliança dos Cem – Braços ( cf. o
pharmakon da imortalidade na guerra dos Deuses e dos
Gigantes ).
4 bis. Um
Ciclo Grego, Beócio ? ( Prometeu e o tonel da imortalidade
).
I. - Os
deuses ( ao redor de Zeus ) e os homens ( ao redor de Prometeu
) se reúnem para uma refeição solene. [ a cena é
semelhante a de devas e asuras sentados em dois grupos separados, com
Mohini, Vishnu mulher, servindo a ambos ].
Prometeu
prepara a comida. ( Segundo Ésquilo, colaboração
de Prometeu e Oceano ).
II.- Prometeu
dá aos homens por astúcia a parte da comida que parecia
de direito aos deuses. Zeus se vinga escondendo o trigo ( e
também o fogo necessário para cozinhar este alimento ;
Prometeu rouba o fogo num oco de bambu ).
Os deuses
prendem Prometeu e o amarram a um monte.
III.- Prometeu
e Epimeteu furtam de Zeus o tonel que contem “ausência de
morte” ( ou as doenças mortais ).Os deuses fabricam uma
forma feminina misteriosa, Pandora, que enviam,conduzida por
Hermes, qual noiva à Epimeteu. Pandora,
enlouquecendo Epimeteu de amor, abre o tonel de onde escapa
“ausência de morte” ( ou as doenças mortais ).
IV.- Os deuses
supliciam os irmãos de Prometeu e de Epimeteu :
Menoitos, Atlas.
5.
O Ciclo Latino ( Anna Perenna )
I. Os Plebeus
estão ameaçados de morrer de fome sobre o Monte Sacro.
Anna Perenna, “nutriz de perenidade”, [ anna é
comida, alimento, em sânscrito ] prepara e leva a eles comida.
( O ciclo laviniano
guardou aqui um traço de duelo marinho : Battus, rei da ilhota
de Melita, intimado a libertar Anna Perena ).
Anna
Perenna é promovida a deusa.
III. - Marte quer
Minerva para esposa. Anna Perenna se disfarça de Minerva e
acompanhada do cortejo normal de noivas caminha para a casa de Marte.
Marte enganado.. Estrondo geral de riso. ( Sobre a cista de Preneste,
Minerva vae reconquistar na casa de Marte, através de um
“duelo amoroso”, um dolium de conteúdo líquido
).
II. - ( A cena de
Mamurius ( = Marte ) expulso e flagelado está amarrada em
outro ciclo ). [ no caso o ciclo de Mamurius Veturius, veterem
memoriam, e do escudo que desce do céu ].
[ Referências
hindus :
Pramenta
/ Prometeu é o pedaço
de cima de madeira que no
batimento com outra de baixo faz o fogo
védico ritual, simbolizando a unidade homem/mulher. Prometeu e
as Oceânidas. A história de Eros e Psiquê reproduz
a de Pururavas e Urvasi. Pururavas teria criado o primeiro fogo
sacrifical.
”Agni se afastou
dos deuses ; entrou num bambu daí ser oco e daí dentro
dele ser, como que, esfumaçado : por isto que o bambu é
o útero de Agni ... ; o útero não injuria a
criança. Pois é do útero que quem nasce, nasce :
'do útero ele Agni nascerá quando nascer', assim se
pensa.” Satapatha
Brahmana
parte 3 pg 200.
“O significado místico
deste altar de Fogo, sem dúvida, é a Fala ( Verbo ) ;
pois ele é construído com fala : com Rig ( veda ), o
Yagus ( veda ) e o Saman ( veda ) quais divinas ( falas ) ; ... Bem
esta fala é tripla – os versos Rig, as fórmulas Yagus
e as músicas Saman ; - portanto o altar de Fogo é
triplo, enquanto construído com esta tríade... Este
corpo ( do altar ) realmente é triplo ; e com este corpo
triplo ele obtem a Amrita ( nectar, imortalidade ) tripla
divina. Todas estas lajotas são femininas pois são
chamadas a partir da fala ( vak, f. ) pois tudo aqui é
feminino – apesar de feminino, masculino ou neutro – pois pela
fala foi tudo aqui obtido.” Satapatha Brahmana parte IV pg
364 s.
Kathopanisad IV, 7s
"Ele sabe através da experiência direta que o fogo sacrifical que é produzido dentro de si mesmo pela meditação dia após dia sobre Brahma na inspiração e na expiração. Qual mulher grávida que alimenta o embrião, ou a pessoa que cuidadosamente preserva o fogo sacrifical jogando oblações nele, o Brahmayoguin também está sempre desperto para preservar o fogo do conhecimento de Brahman nele meditando constantemente. É este sopro vital ( prana ) portanto na qual a meditação em Brahman é praticada que constitue o eixo da roda por assim dizer, na qual os aros são fixos. Em outras palavras, este tipo de sopro ou prana é o Brahman de quem manifesta-se as várias deidades dos sentidos, fogo e sol e em quem eles todos descansam." ]
Kathopanisad IV, 7s
"Ele sabe através da experiência direta que o fogo sacrifical que é produzido dentro de si mesmo pela meditação dia após dia sobre Brahma na inspiração e na expiração. Qual mulher grávida que alimenta o embrião, ou a pessoa que cuidadosamente preserva o fogo sacrifical jogando oblações nele, o Brahmayoguin também está sempre desperto para preservar o fogo do conhecimento de Brahman nele meditando constantemente. É este sopro vital ( prana ) portanto na qual a meditação em Brahman é praticada que constitue o eixo da roda por assim dizer, na qual os aros são fixos. Em outras palavras, este tipo de sopro ou prana é o Brahman de quem manifesta-se as várias deidades dos sentidos, fogo e sol e em quem eles todos descansam." ]
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