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“Por quê na
floresta ...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto
hospedava-se em Jetavana sobre um fazendeiro cujo filho morreu. Em
Savatthi, escutamos que a morte levou um filho amado de um certo
fazendeiro que costumava permanecer junto ao Buddha. Aflito com o
sofrimento por seu filho, o homem não se lavava nem comia, não
continuou com seus negócios nem permanecia mais junto ao
Buddha, só chorava, “Oh, meu filho amado, tu me deixaste e
foste antes !”
Quando de
manhã o Mestre contemplava o mundo, ele percebeu que este
homem estava maduro para atingir o Fruto do Primeiro Caminho. Então,
dia seguinte, dirigindo seus seguidores através da cidade de
Savatthi em coleta de oferta, depois que sua refeição
estava feita, ele mandou os Irmãos seguirem e junto com Ancião
Ananda caminhou até o lugar onde este homem vivia. Disseram
ao fazendeiro que o Mestre chegara. As pessoas da casa dele
prepararam um assento e pediram ao Mestre que sentasse e levaram o
fazendeiro até a presença do Mestre. A ele após
saudação, e sentado em um dos lados, o Mestre se
dirigiu com voz macia cheia de compaixão : “Você se
lamenta, Irmão leigo, com a morte do filho único ?”
Ele respondeu, “Sim, Senhor.” Disse o Mestre, “Muito, muito
tempo atrás, Irmão leigo, sábios que se afligiam
com a morte de um filho, escutaram as palavras de outro sábio
e claramente discernindo que nada poderia trazer de volta o quê
foi perdido, não choraram, nem mesmo um pouco.”
Assim
falando, com seu pedido o Mestre contou uma história do
passado.
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Certa vez,
quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o filho de um brahmin muito
rico, na idade de quinze ou dezesseis anos, foi atacado por uma
doença e morrendo veio a ser, nasceu, novamente no mundo dos deuses.
Desde o momento da morte do filho o brahmin ia ao cemitério e
lamentava-se andando ao redor do monte de cinzas ; e deixando de
fazer todas suas tarefas, ele andava ao redor tomado de dor. Um filho
dos deuses, enquanto passava, viu o pai, e arquitetou um plano para
consolá-lo em seu sofrimento. Ele foi ao cemitério no
momento do lamento dele, tomando para si o semblante do filho mesmo
do homem e adornado com todo tipo de ornato, permaneceu em um lado,
segurando a cabeça com ambas as mãos e chorando em alta
voz. O brahmin escutou o barulho e olhou e cheio do amor que
carregava pelo filho, parou diante dele dizendo, “Meu filho, garoto
querido, por quê estais chorando no meio deste cemitério
?” Questão que ele colocou nas palavras da estrofe seguinte
:
Por
quê estais aqui na floresta,
Engrinaldado
com brincos em cada ouvido,
Fragrância
de sândalo saindo de tuas mãos ?
Que
dor te faz deixar lágrima cair ?
Então o
jovem contou sua história repetindo a segunda estrofe :
Feita
de ouro puro e brilhante bastante
Minha
carruagem está, onde costumo parar :
Pois
um par de rodas não consigo encontrar ;
Por
isto sofro tão dolorosamente que devo morrer !
O brahmin
escutou e repetiu a terceira estrofe :
Dourada,
ou feita com jóias, de qualquer tipo,
De
bronze ou de prata, aquilo que tens em mente,
Fale
e com tua palavra uma carruagem será feita,
E
com isto um par de rodas encontraremos !
Bem, o Mestre
ele mesmo, em sua perfeita sabedoria, tendo escutado a estrofe
repetida pelo jovem, repetiu a primeira linha de outra -
O
jovem brahmin respondeu, quando o outro acabou ;
enquanto
o Jovem falava o restante :
Irmãos
distantes lá estão sol e a lua !
Com
tal par de rodas como aqueles dois lá
Meu
carro dourado novo brilho ganhou !
E imediatamente depois
:
Tu és
um tolo por isto que fazes,
Pedes
o quê não deve ser desejado por ninguém ;
Parece-me,
jovem senhor, que tua carência deve acabar logo,
Pois
nunca conseguirás sol ou lua !
Então -
Diante de nossos
olhos eles se põe e se levantam, sem falhar na cor e no curso
:
Ninguém
vê fantasma : então quem é o mais tolo neste
choro ?
Assim disse o garoto
; e o brahmin compreendendo repetiu uma estrofe :
De nós
dois chorões, Ó jovem sapientíssimo,
Sou o maior
tolo – dizes a verdade,
Em
ansiar por um espírito dos mortos,
Como uma
criança chorando pela lua, é vero !
Então o
brahmin, consolado pelas palavras do jovem, o agradeceu recitando as
estrofes restantes :
Ardendo eu
estava,como quando uma pessoa derrama óleo no fogo :
Tu realmente
trouxeste água e temperaste a dor do meu desejo.
Chorando por meu
filho – uma seta cruel estava alojada dentro do meu coração
;
Tu me
consolaste na dor e retiraste o dardo.
O dardo
extraído, livre do sofrimento, fiquei calmo e tranquilo ;
Escutando, Ó
jovem, tuas palavras verdadeiras não choro mais, nem me
lamento.
Disse o jovem
então, “Sou aquele filho, brahmin, por quem choras ; nasci
no mundo dos deuses. De agora em diante não chores mais por
mim mas faça ofertas e observe virtude e mantenha o dia santo
de jejum.” Com este conselho ele partiu para seu próprio
lugar. E o brahmin viveu com o conselho dele ; e depois de muita
oferta e outras obras boas ele morreu e nasceu no mundo dos deuses.
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O
Mestre, tendo terminado este discurso,declarou as verdades e
identificou o Jataka : ( bem na conclusão das Verdades, o
fazendeiro foi estabelecido no fruto do Primeiro Caminho :) “Naquele
tempo, eu mesmo era o filho dos deuses que pronunciou o conselho.”
Confrontar Jatakas 352, 372 e 410 em que aparecem versos canônicos
semelhantes.
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