sábado, 24 de julho de 2010

Ajanta, a Grande África, Buddhas Anteriores







    As árvores enumeradas abaixo em imagem de Sanchi, Índia, na primeira trave, no alto .


Siddharta Gautama é o último Buddha : houveram outros Buddhas Anteriores que criaram culturas Buddhistas tão grandes quanto. São os Buddhas anteriores :

SaptaBuddha Stotra
adoro Jainendra, o fogo consumidor do sofrimento, o tesouro do conhecimento santo, a quem todos reverenciam, que gerou o mesmo Vipasyi, nascido em poderosa raça de monarcas, na cidade de Bandumasti, que foi por oito mil anos o preceptor de deuses e homens e por quem o grau de Jainendra foi obtido aos pés d'árvore Patala ( Bignonia shaveolus )

adoro Sikhi(n), a mina de sabdoria celeste, o sábio supremo que cruzou os limites do mundo, que nasceu na raça real da grande cidade de Aruna, cuja vida adornada com toda excelência, estendeu-se até setenta mil anos, quem por afeição à humanidade, sabedoria santa foi obtida aos pés da Pundarika (espécie de figo).

adoro Vishwabhu, o amigo do universo, o rei da virtude, que nasceu em Anupama, da raça de ilustres monarcas, cuja vida curou sessenta mil anos e que, tendo triunfado sobre as aflições terrenas, obteve imortalidade aos pés d'árvore Sal ( shorea robusta ).

adoro Krakuchchhanda, o senhor dos Munis, o inigualável Sugata, a fonte da perfeição, que nasceu em Kshemavati, da família de Bramans, reverenciado por reis ; a vida deste tesouro de excelências foi de quarenta mil anos e ele obteve nos pés d'árvore Sirisha ( Acacia sirisa ), o estado de Jitendra, com as armas do conhecimento que aniquila os três mundos.

adoro Kanaka Muni, o sábio e legislador, isento da cegueira das ilusões enganosas, que nasceu na esplêndida pessoa que viveu trinta mil anos. O grau de Buddha foi obtido por ele, magnífico como uma ontanha de gemas preciosas, nos pés d'árvore Udumbara ( Ficus glomerata ).

adoro Kasyapa, o Senhor do mundo, o mais excelente e eminente dos sábios, que nasceu em Benares na família dos brahmans venerado por príncipes ; a vida da sua ilustre fama durou vinte mil anos, e águas dos três mundos secaram com a lâmpada da divina sabedoria, que ele adquiriu nos pés d'árvore Nyagrodha ( Ficus indica ).

adoro Sakya Sinha, o Buddha, descendente do Sol, venerado por deuses e homens que nasceu na esplêndida cidade de Kapilapur, na família do chefe dos Reis Sakya, cuja vida amiga de todo mundo durou cem anos. Tendo rapidamente dominado desejo, sabedoria sem laços adquiriu aos pés d'árvore Aswattha ( Ficus religiosa, Pipal ).

Estes são os Buddhas antes do Buddha Siddharta Gautama que deles segue o conhecimento sendo Siddharta o último Buddha. Estende-se em um passado longínquo o Buddhismo.
Os casais embaixo são figuras auspiciosas comum no design antigo. Cada casal numa situação diferente.

Nenhum comentário: