segunda-feira, 24 de maio de 2010

409 Buddha e a Aliá




                   ( escultura de Mamalapuram, MahaBaliPuram, Índia )

409
Levei o rei...etc.” - O Mestre contou isto quando morava na floresta Ghosita próximo a Kosambi, relativo a Bhaddavatika, a aliá (elefanta) do rei Udena. Bem, o jeito como esta aliá ( elefanta ) era adornada e a linhagem real de Udena será estabelecido no Jataka 497. Um dia esta aliá saindo da cidade de manhã, viu o Buddha cercado por uma multidão de santos, na majestade incomparável de um Buddha, entrando na cidade em coleta de ofertas e caindo aos pés do Tathagata, lamentando-se ela rogou a ele dizendo, “Senhor que tudo sabes, salvador de todo o mundo, quando eu era jovem e capaz de trabalhar, Udena, rei reto, me amava, falando, 'Minha vida e reino e rainha são todos devidos a ela,' e fez-me grande honra, adornando-me com todos os ornamentos ; ele fez meu estábulo ficar perfumado com terra cheirosa e colorido com penduricalhos colocados ao redor, e uma lâmpada foi acessa com óleo perfumado e um prato de incenso colocado lá, e colocou um pote de ouro no alto do meu monte de esterco e me fez ficar em um tapete colorido, dando-me comida real de muitos sabores escolhidos : contudo agora quando estou velha e não posso trabalhar, ele me retirou todas aquelas honras ; desprotegida e destituída vivo comendo fruta ketaka na floresta ; não tenho outro refúgio : na lembrar dos meus méritos e restaurar novamente minhas velhas honrarias, Ó senhor.” O Mestre disse, “Vá tu, falarei com o rei e conseguirei que restaure tuas antigas honrarias,” e ele dirigiu-se para a porta da morada do rei. O rei fez Buddha entrar e ofereceu grande entretenimento no palácio para a assembléia dos irmãos seguidores de Buddha. Quando a refeição terminou, o Mestre agradeceu ao rei e perguntou, “Ó rei, onde está Bhaddavatika ?” “Senhor, não sei.” “Ó rei, após dares honrarias a servos não é justo retirá-las deles quando em idade avançada, é justo ser grato e agradecido ; Bhaddavatika está velha agora, está cansada com a idade e desprotegida, e ela vive de comer fruto ketaka na floresta : não é adequado a ti deixá-la desprotegida na velhice” : assim falando dos méritos de Bhaddavatika e dizendo, “Restaure todas as antigas honrarias dela,” ele partiu. O rei fez isto. Espalhou-se por toda a cidade que as antigas honrarias foram restauradas devido ao Buddha ter lembrado os méritos dela. Isto tornou-se sabido na assembléia dos Irmãos e os Irmãos discutiam sobre em sua reunião. O Mestre, chegando e entendendo que este era o assunto, disse, “Irmãos, esta não é a primeira vez que Buddha falando dos méritos dela, consegue que se lhe restaure as antigas honrarias” : e ele contou um conto antigo.

___________________

Certa vez havia um rei chamado Dalhadhamma reinando em Benares ( Varanasi ). Naquele tempo o Bodhisatva nasceu na família de um ministro e quando ele cresceu servia ao rei. Ele recebeu muitas honrarias do rei e permaneceu no posto de ministro mais valoroso. O rei tinha uma certa aliá, dotada de poder e muito forte. Ela corria cem léguas em um dia, fazendo tarefas de mensageiro para o rei e em batalhas ela brigava e esmagava o inimigo. O rei disse, “Ela é muito útil para mim,” dando a ela todos os ornamentos e fazendo com que todas as honrarias fossem dadas a ela tal como Udena deu a Bhaddavatika. Então quando ela estava fraca com a idade o rei tirou dela todas as honrarias. A partir deste momento ela ficou desprotegida e vivia comendo grama e folhas na floresta. Então um dia quando os vasos, potes, na corte do rei não eram suficientes, o rei mandou chamar o oleiro e disse, “Os vasos não são suficientes.” “Ó rei, não tenho boi para colocar o jugo dos carros e trazer esterco para cozinhar argila.” O rei escutando isto disse, “Onde está nosso aliá ?” “Ó rei, ela vaga à vontade.” O rei deu-lha ao oleiro, dizendo, “De agora em diante você coloca o jugo nela e traga esterco.” O oleiro disse, “Bom, Ó rei,” e fez isto. Então um dia ela, saindo da cidade, viu o Bodhisatva entrando e caindo aos pés dele, ela disse se lamentando : “Senhor, o rei em minha juventude me considerava muito útil e deu-me grandes honrarias : agora que estou velha, ele me tirou todas e nem pensa em mim ; estou desprotegida e vivo comendo grama e folhas na floresta ; nesta penúria ele agora me entregou a um oleiro para puxar o carro ; a não ser você não tenho nenhum refúgio : conheces meus serviços ao rei ; me restaure as honrarias que perdi ” : e ela falou três estrofes :-

Levei o rei antigamente : não ficou ele satisfeito ?
Com armas no meu peito encarei a luta com passos poderosos.

Meus antigos feitos em batalha o rei esqueceu,
E bons serviços prestados como mensageira não são considerados ?

Sem ajuda e sem parentes estou : certamente minha morte está próxima,
Servindo um oleiro quando venho carregando estrume.

O Bodhisatva, escutando-a, a confortou, dizendo, “Não se entristeça, falarei ao rei para restaurar tuas honrarias” : assim entrando na cidade, ele foi até o rei depois do café da manhã e começou um diálogo, dizendo, “Grande rei, uma aliá chamada tal e tal, entrou em batalhas em tal e tal lugar com armas amarradas no peito e em tal dia com uma carta no pescoço não correu cem léguas com a mensagem ? Deste a ela grandes honras : onde ela está agora ?” “Dei-a ao oleiro para transportar estrume.” Então o Bodhisatva disse, “é isto certo, grande rei, você dá-la ao oleiro para puxar carro ?” E como conselho falou duas estrofes:-

Com esperanças egoístas as pessoas regulam as honras que prestam :
Como você a elefanta, eles jogam fora o escravo gasto.

Bons gestos e serviços recebidos quando esquecidos,
A ruína persegue o negócio onde seus corações estão estabelecidos.

Bons gestos e serviços recebidos se as pessoas não esquecem,
Sucesso acontece, no negócio onde seus corações estão colocados.

A toda a multidão ao redor esta verdade abençoada digo :
Seja agradecido sempre, e como prêmio habitarás muito no céu.

Com este começo o Bodhisatva deu instruções a todos reunidos ali. Escutando isto o rei deu à velha aliá suas honrarias antigas e estabelecido no conselho do Bodhisatva fez ofertas e trabalhos meritórios e tornou-se destinado ao céu.

_________________

Após a lição, o Mestre identificou o Jataka :- “Naquele tempo a aliá era Bhaddavatika, o rei Ānanda, o ministro era eu mesmo.”

Nenhum comentário: