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“Declare a
verdade...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto
residia em Jetavana sobre a Escritura Maha Mangala ou o Tratado dos
Augúrios ( ver Sutta-nipata, II,4 )[ n. do tr.: segundo
Raymond Bloch a etimologia de omen, augúrio, agouro, é
do hitita ha- ter por verídico, aceitar por verdadeiro
] . Na cidade de Rajagaha por alguma causa ou outra uma grande
companhia se juntou na casa de repouso real e e entre estes havia um
homem
que levantava-se e saía dizendo as palavras, “Ho-je é
de bom agouro.” Alguém escutou e disse, “Aquele
companheiro saiu falando de 'agouros' ; o quê ele quer dizer
com augúrio ?” Disse um terceiro,”A visão de
qualquer coisa com olhar afortunado é de bom augúrio ;
suponha uma pessoa que levanta-se cedo e vê um touro
perfeitamente branco ou uma mulher com criança ou um peixe
vermelho ( Cyprinus Rohita ) ou um jarro cheio até a
borda ou ghee recém derretida de leite de vaca ou uma roupa
nova não lavada ou pudim de arroz, não há
agouros melhores que estes.” Alguns dos espectadores elogiaram
esta explicação ; “Bem colocado” disseram. Mas um
outro interrompeu, “Não, não há agouro nestes
; o quê vocês escutam é o augúrio. Uma
pessoa escuta o povo falando 'Cheio', depois 'Pleno' ou 'Crescido' ou
escuta 'Comer' ou 'Mastigar' : não há agouro melhor que
estes.” Alguns espectadores disseram, “Bem colocado,” e
louvaram a explicação. Outro disse, “Não há
augúrio nenhum em tudo isto ; o quê você toca é
o agouro. Se uma pessoa levanta cedo e toca a terra ou toca a grama
verde, estrume fresco, roupa limpa, um peixe vermelho, ouro ou prata,
comida, não há augúrios melhores que estes.”
E aqui também alguns dos espectadores aprovaram e disseram que
foi bem colocado. Então os adeptos dos agouros pela visão,
agouros pelo som, agouros pelo toque se dividiram em três
grupos e foram incapazes de convencer um ao outro. Dos deuses da
terra até o céu de Brahma ninguém podia dizer
exatamente o quê um augúrio era. Sakra pensou, “Entre
os deuses e os homens ninguém a não ser o Abençoado
é capaz de resolver esta questão dos agouros. Vou até
o Abençoado e colocarei a questão a ele.” Então
à noite ele prestou uma visita ao Abençoado e saudando
colocou as mãos juntas em súplica, colocou a questão
desde o começo, “Certa vez deuses e homens estavam juntos.”
O Mestre então em doze estrofes contou a ele os trinta e oito
grandes augúrios. E enquanto ele repetia as escrituras dos
agouros uma após outra , dez milhões de deuses
atingiram a santidade e daqueles que entraram nos outros três
Caminhos foram incontáveis. Quando Sakra já tinha
escutado os augúrio, voltou para seu próprio lugar.
Quando o Mestre contou os augúrios, o mundo das pessoas e o
mundo dos deuses aprovaram e disseram, “Bem colocado”.
Então
no Salão da Verdade começaram a discutir as virtudes do
Tathagata: “Senhores, o Problema do Augúrio estava além
do nosso escopo mas ele compreendendo os corações das
pessoas e dos deuses e resolveu suas dúvidas como se fizesse a
lua se elevar no céu ! Ah, muito sábio é
oTathagata meus amigos !” O Mestre entrando perguntou sobre o quê
conversavam lá sentados. Disseram a ele. Ele respondeu, “Não
é nenhuma maravilha, Irmãos, qu'eu resolva o problema
dos agouros agora que possuo sabedoria perfeita ; mas mas quando
andava na terra qual Bodhisatva, resolvi as dúvidas das
pessoas e dos deuses, esclarecendo a Questão do Augúrio.”
Assim falando, ele contou uma história do passado.
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Certa vez
quando o Bodhisatva nasceu em uma certa vila na família de um
brahmin rico e o chamaram Rakkhita-Kumara. Quando ele cresceu,
completou sua educação em Takkasila ( Taxila ), casou
com sua esposa e com a morte de seus pais fez um inventário de
seus tesouros ; sendo então de mente muito exercitada,
distribuiu ofertas e dominando suas paixões tornou-se um
eremita nas regiões do Himalaia, onde desenvolveu poderes
sobrenaturais e habitou em um certo lugar, alimentando-se de raízes
e frutos da floresta. Com o passar do tempo seus seguidores
tornaram-se muitos, quinhentos discípulos que viviam com ele.
Um dia,
estes ascetas, aproximando-se do Bodhisatva, assim se dirigiram a ele
: “Professor, quando a estação das chuvas vier, vamos
descer do Himalaia, atravessar para o campo e conseguir sal e
temperos ; assim nossos corpos se tornarão fortes e teremos
realizado nossa peregrinação.” “Bem, podem ir,”
disse ele,”mas eu continuarei morando aqui.” Então eles
pediram licença, desceram do Himalaia e continuaram sua viagem
até chegarem a Benares, onde fixaram residência no
parque do rei. E foi mostrada muita honra e hospitalidade a eles.
Bem, um dia
havia uma grande multidão reunida na sala de estar do rei em
Benares e o Problema do Augúrio foi discutido. Tudo acontece,
deve ser entendido, como na história da introdução.
Então, como antes, a multidão não encontrou
ninguém que pudesse aquietar as dúvidas das pessoas e
resolver o problema dos agouros ; então eles voltaram para o
parque e colocaram o problema para um corpo de sábios. Os
sábios se dirigiram ao rei, dizendo, “Grande rei, não
podemos resolver esta questão mas nosso Professor, o eremita
Rakkhita, o mais sábio dos homens, mora no Himalaia, ele
resolverá a dúvida pois ele compreende os pensamentos
das pessoas e dos deuses.” Dissse o rei, “Himalaia, caros
senhores, é longe, e difícil de chegar ; não
podemos ir lá. Por quê vocês não vão
até o Professor, perguntam a ele a questão e quando
vocês tiverem aprendido , retornam e contam para nós ?”
Eles prometeram fazer isto ; e quando chegaram junto do Professor, o
saudaram e ele perguntou como estava o rei e as práticas do
povo, contaram a ele toda a história dos agouros da visão
e assim por diante, do começo até o fim e explicaram
como vieram com mensagem do rei para escutar a resposta da pergunta
com seus próprios ouvidos ; “Agora Senhor,” disseram
eles, “por favor nos esclareça este Problema do Agouro para
nós e diga-nos a verdade.” Então o discípulo
mais velho fez a pergunta ao Professor recitando a primeira estrofe :
Declare
a verdade às pessoas mortais perplexas
E
diga que escritura, que texto sacro,
Estudado
e dito em hora auspícia,
Produz
benção neste mundo e no próximo ?
Quando o discípulo
mais velho já tinha colocado o problema do agouro com estas
palavras, o Grande Ser, apaziguando as dúvidas dos deuses e
das pessoas, respondeu, “Isto e isto é um agouro,” e
assim descrevendo os agouros com habilidade de Buddha disse,
Quem
quer entre os deuses e todos os patriarcas
[ glosa
: do mundo da forma e da não-forma]
Répteis
e todos os seres, que vemos,
Honra
sempre com coração gentil
Certamente
ele é Benção para todas as criaturas.
Assim o Grande
Ser declarou o primeiro augúrio e continuou para declarar o
segundo e todo o resto :
Quem
encarar o mundo com humor tranquilo
Amável
com homens e mulheres, filhos e filhas
Que
por natureza não responde insultando,
Certamente
uma benção a toda brabeza.
Quem,
claro de intelecto, sábio na crise
Sem
desprezar parceiros e companheiros,
Nem
jactar-se de nascimento, sabedoria, casta ou riqueza,
Entre
seus camaradas faz surgir benção.
Quem
toma como amigos pessoas boas e verdadeiras,
Que
creem nele por sua língua livre de veneno,
Que
nunca machuca um amigo, que divide sua riqueza,
Certamente
é benção entre amigos.
A
esposa que é amiga e da mesma idade,
Devota,
boa e geradora de muitas crianças
Fiel,
virtuosa e nobre,
Esta
é a benção que aparece nas esposas.
O Rei
que é o poderoso Senhor dos Seres,
Que
conhece a vida pura e todas as potências
E
diz, 'Ele é meu amigo', sem qualquer malícia -
Esta
é a benção que descansa nos monarcas.
O
verdadeiro crente, ofertando água e comida
Flores,
guirlandas, perfumes, todas estas coisas,
Com
o coração em paz e espalhando alegria ao redor -
Isto
em todos os céus traz beatitude.
Quem
vivendo bem procura sábios virtuosos
Purificar
com esforço estrênuo,
Homens
bons e inteligentes, edificados em vida tranquila,
Benção
ele no meio de santa companhia.
Assim o
Grande ser trouxe este discurso até uma pedra angular na
santidade ; e tendo explicado em oito estrofes os Augúrios, em
louvor a estes mesmos Agouros, Omens, recitou a última estrofe
:
Estas
bençãos que no mundo ocorrem,
Estimadas
por todos os sábios magnífica,
A
pessoa que é prudente sigam-las
Pois
em augúrios nada há de verdadeiro.
Os sábios
tendo escutado isto sobre os Augúrios, permaneceram sete ou
oito dias e então pediram licença e partiram para aqule
mesmo lugar.
O rei os
visitou e perguntou sobre a questão. Eles explicaram o
Problema dos Augúrios do mesmo modo que lhes foi contado, e
voltaram para o Himalaia. Daí em diante o conteúdo
sobre augúrios, omens, agouros, foi entendido pelo mundo. E
tendo atendido o problema dos agouros quando morreram foram todos
encher as hostes celestes. O Bodhisatva cultivou as Excelências
e junto com seu bando de seguidores nasceu no céu de Brahma.
_______________
O Mestre
tendo terminado seu discurso disse : “Não apenas agora,
Irmãos, mas em tempos antigos expliquei o Problema dos
Augúrios” ; e então ele identificou o Jataka -
“Naquele tempo a companhia dos seguidores de Buddha eram o bando de
sábios ; Sariputra era o pupilo sênior, que perguntou a
questão dos augúrios ; e eu mesmo era o Professor.”
[
n. do tr. : o importante aqui me parece é lembrar que augur-
aparece em in-augurare, inauguração e também em
augmentar de antiga graphia, uma palavra falada para fortificar.
Torna-se uma benção. ]
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