( Buddha e Ananda em pintura de Ajanta )
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“Ó rei dos
homens...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto
residia em Jetavana sobre os dons recebidos por Ancião Ānanda.
Durante os primeiros vinte anos da sua vida qual Buddha, os ajudantes do
Abençoado não foram sempre os mesmos : algumas vezes
Ancião Nagasamala, algumas vezes Nagita, Upavana, Sunakkhatta,
Cunda, Sagala, algumas vezes Meghiya ajudavam o Abençoado. Um
dia o Abençoado disse aos Irmãos : “Agora estou
velho, Irmãos : e quando digo, Vamos por este caminho, alguns
da Irmandade vão por outro caminho, alguns largam minha tigela
e hábito no chão. Escolham algum Irmão que possa
me acompanhar .” Então todos se levantaram, começando
pelo Ancião Sariputra juntaram as mãos nas cabeças
e gritaram “ Te ajudarei Senhor, te ajudarei !” Mas ele os
recusou, dizendo, “O pedido de vocês está impedido !
Basta !” Então os Irmãos disseram ao Ancião
Ananda, “Você amigo peça o posto de ajudante.” O
Ancião disse, “Se o Abençoado não me der a
roupa que receber, se ele não me der o donativo de comida, se
me não conceder habitar na mesma cela cheirosa, se ele não
me tiver com ele quando e onde for convidado mas se o Abençoado
for comigo onde eu for convidado, se me for concedido apresentar a
companhia que no momento da chegada do estrangeiro de outros estados
e países para ver o Abençoado, se me for concedido
aproximar do Abençoado tão logo dúvida surja, se
quando o Abençoado discursar em minha ausência ele
repetir seu discurso para mim assim que eu retorne : então eu
servirei e permanecerei do lado do Abençoado.” Estes oito
pedidos, ele anelou, quatro negativos e quatro positivos. E o
Abençoado os concedeu todos a ele.
Após isto
ele permaneceu ao lado de seu Mestre continuamente por vinte e cinco
anos. Assim tendo alcançado preeminência nos cinco
pontos e tendo ganho as sete bençãos, benção
da doutrina, benção da instrução, benção
do conhecimento das causas, benção de inquirir sobre o
bem de alguém, benção de residir em um lugar
santo, benção da devoção iluminada,
benção de ser Buddha em potencial, na presença
do Buddha recebeu a herança de oito dons e tornou-se famoso na
religião do Buddha e brilhou como a Lua nos céus.
Um dia
falavam sobre isto no Salão da Verdade : “Amigo, o Tathagata
satisfez Ancião Ananda cocedendo-lhe pedidos.” O Mestre
entrou e perguntou, “Sobre o quê conversam, Irmãos,
sentados aí ?” Eles disseram. Então ele falou, “Esta
não é a primeira vez, Irmãos, mas em dias idos
como agora concedi a Ananda seu pedido ; em dias antigos, como agora,
o quê quer que ele pedisse, eu lhe concedia.” E assim
falando, ele contou uma história do passado.
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Certa vez,
quando Brahmadatra reinava em Benares, um filho dele chamado Príncipe
Junha, ou Príncipe Luz da Lua, estudava em Takkasila. Uma
noite, após escutar cuidadosamente as instruções
de seu professor, ele deixou a casa do professor no escuro e
dirigiu-se para sua casa. Um certo brahmin que havia buscado ofertas,
voltava para casa, e o príncipe não o percebendo
atropelou o brahmin e quebrou a tigela dele com um golpe de seu
braço. O brahmin caiu com um grito. Misericordioso o príncipe
voltou e segurando as mãos do brahmin o levantou em seus pés.
O brahmin disse, “Agora, meu filho, que você quebrou minha
tigela me dê o preço de uma refeição.”
Disse o Príncipe, “Não posso te dar agora o preço
da refeição, brahmin ; mas sou Príncipe Junha,
filho do rei de Kasi e quando voltar para meu reino, venha até
mim e peça o dinheiro.”
Quando sua
educação estava completa, ele pediu licença ao
professor e retornando para Benares, mostrou a seu pai o quê
havia aprendido.
“Contemplei
meu filho antes de morrer,” disse o rei “e o verei rei na
realidade.” Então o aspergiu e o fez rei. Sob o nome de
Rei Junha o príncipe legislou retamente. Quando o brahmin
escutou sobre isto, ele pensou que agora iria recobrar o preço
de uma refeição. Então para Benares ele foi e
viu a cidade toda decorada e o rei passando em procissão
solene no sentido horário ao redor dela. Tomando posição
em um lugar alto, o brahmin esticou a mão e gritou, “Vitória
ao rei !” O rei passou sem olhar para ele. Quando o brahmin
percebeu que não estava sendo notado, pediu explicação
repetindo a primeira estrofe :
Ó
rei das pessoas, escute o que tenho para dizer !
Não
sem razão venho aqui ho-je.
É
dito, Ó melhor dos homens, não se deve atravessar
Um
brahmin errante estando no caminho.
Escutando
estas palavras o rei voltou o elefante com seu aguilhão em
jóias e repetiu a segunda estrofe :
Escuto
e paro : vamos brahmin, rapidamente diga,
Que
razão te traz aqui ho-je ?
Que
dádiva desejas de mim
Que
tenhas vindo me ver ? Fale, peço !
O
quê em seguida rei e brahmin disseram um ao outro a guisa de
pergunta e resposta, e relato nas estrofes restantes :
Dê-me
cinco cidades, todas belas e ricas
Cem
mulheres empregadas e setecentas cabeças de gado,
Mais
de mil ornamentos de ouro
E
duas esposas, de mesmo nascimento que o meu.
Tens
uma penitência, brahmin, terrível de dizer,
Ou
tens muitos encantos e muitos feitiços
Ou
demônios, prontos para fazer tua vontade,
Ou
qualquer reclame por ter me servido bem ?
Nenhuma
penitência tenho, nem encanto nem feitiço,
Nenhum
demônio pronto a me obedecer
Nem
qualquer recompensa por serviço posso clamar ;
Mas
nos encontramos antes, verdade seja dita.
Não
me lembro, no tempo já passado,
De
ter já visto tua face antes.
Diga-me,
te suplico, me diga isto,
Quando
nos encontramos, ou onde, em dias idos ?
Na
bela cidade do rei Gandhara,
Takkasila,
meu senhor, era tua morada.
Lá
no breu da escuridão da noite
Ombro
contra ombro você e eu demos um encontrão.
E
enquanto estávamos lá em pé, Ó príncipe,
Uma
conversa amigável teve início entre nós.
Então
nos encontramos, e lá apenas,
Nem
uma vez antes e nenhuma depois.
Onde
quer, brahmin, que um sábio encontre
Um
homem bom no mundo, ele não deve deixar
Amizade
antiga ou um velho conhecido ir
Sem
nada, nem uma coisa feita antes ser esquecida.
Tolos
negam a coisa feita e deixam
Velhas
amizades faltarem àqueles que antes conheceram,
Muitos
gestos dos tolos não levam a nada
São
ingratos e podem esquecer.
Mas
homens confiáveis não podem esquecer o passado,
Amizade
e convivência com eles é sempre mais estreita.
Uma
insignificância para este não é rejeitada :
Assim
homens confiáveis são gratos até o fim.
Cinco
cidades te dou, belas e ricas,
Cem
mulheres empregadas e setecentas cabeças de gado,
Mais
de mil ornamentos d'ouro,
E
mais, duas esposas iguais a ti em nascimento.
Ó
rei, assim é quando os bons concordam :
Como
quando vemos a Lua cheia entre as estrelas
Do
mesmo modo, Ó Senhor de Kasi, eu estou,
Agora
que cumpriste a barganha feita comigo.
O Bodhisatva
adicionou grande honra a ele.
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Quando o Mestre
terminou este discurso, ele disse, “Esta não é a
primeira vez, Irmãos, que concedi dádivas a Ananda mas
concedi-as antes.” Com estas palavras, ele identificou o Jataka :
“Naquele tempo Ananda era o brahmin e eu mesmo era o rei.”
2 comentários:
Essa história me fez lembrar que : "No entanto, os que ambicionam ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitas vontades loucas e nocivas, que atolam muitas pessoas na ruína e na completa desgraça."
Em Timóteo 6 : 9 está escrito " Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição"
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